Pesquise, descubra, enriqueça

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

CARTA DE DESPEDIDA - COPACABANA PALACE


Depois de mais de quatro anos trabalhando no Copacabana Palace, no dia 3 de abril deste ano que corre eu decidi deixar o lugar que, sem a menor dúvida, mudou minha vida e abriu uma rede de contatos e um horizonte profissional de valor incalculável para mim.

Saudades de todos.

Segue a carta que escrevi para todos os meus companheiros:

4 anos, 2 meses e 2 dias

Esse foi o tempo da minha vida dedicado ao Copa.
Foi estranho sair um dia de um lugar onde somente segurava um telefone e no outro estar carregando móveis, sofás, aspirando carpetes, limpando vidros e fazendo camas. Esse foi o meu começo aqui, e foram dois meses assim. Estar fazendo faculdade e ter de realizar este tipo de serviço pesado me fez quase desistir. Hoje, agradeço muito por ter passado por isso – me fez conhecer pessoas incríveis e me despertar uma consciência e uma humildade que eu não tinha dentro de mim. Depois de dois meses, me tornar supervisor me fez utilizar todo o conhecimento adquirido com aquela equipe nota dez da governança.
A partir daí...mesa da governança.......depois, um grande anjo da guarda me tirou do “back”e me pôs de frente! Me colocou de cara com o hóspede! Quanta mudança aconteceria por causa dele.
Antes do SPA abrir...bem... vamos rodar! Fui garçom de piscina, fiz treinamento em compras, lavanderia, e por fim guest service que, me despertou o amor pelo atendimento ao hóspede. Comecei a gostar de surpreender, de servir, de ultrapassar as expectativas sempre que possível. Aí o SPA abriu! Casa nova e a equipe mais unida da minha vida.....1 ano se passou.
Dois anos de hotel, um monte de amigos conquistados e uma carreira vai se formando.
Foi quando sem nunca pensar em ir, me chamaram para a recepção. Que desafio! Da recepção do SPA para a recepção principal do hotel! Aceitei porque achava importante ir para um palco maior. Um ano e meio a mais.....um ano e meio de puro aprendizado, de loucuras no balcão, de nervos a flor da pele, de atendimento aos melhores e piores hóspedes, de intensidade sem igual. Manhã, tarde, tarde especial e madrugada....esses eram os meus turnos na recepção. Acabei cansando!
Três anos e 10 meses de hotel, duas viagens de férias, muitos hóspedes no coração e amigos já para toda a vida.Decidi sair........Não, espera! Tem uma vaga de mordomo! Eu quero! Foi dar o melhor atendimento para os melhores hóspedes. Era como se um novo livro abrisse na minha frente, cheio de novas informações e cheio de questões complexas para responder.
4 anos, 2 meses e dois dias, 2 viagens de férias, hóspedes fiéis, amigos irmãos, 4 inspetores da Leading, um amor pelo hotel e.........estou saindo de cena. Estou deixando o Copa!
Seria injusto citar qualquer nome para agradecer e, esquecer um ou outro me traria um remorso enorme. Então, agradeço às camareiras, às supervisoras, assistentes, garçons gerentes, arrumadores, mensageiros, recepcionistas, concierges, vendedoras e, inclusive aos hóspedes; aos mais legais que me fizeram ultrapassar todas as expectativas e aos mais insuportáveis que me fizeram encontrar uma imparcialidade e uma paciência que eu não conhecia em mim.....Ou seja, a todos que me deram uma lição de hotelaria e uma lição de vida! Quantos amigos eu fiz aqui!
Vou sentir saudade de todos – se o destino quiser que eu volte, porque não aceitar?! Só que agora vejo a necessidade de voar, arriscar e viver algo diferente.

Deixo uma lição que aprendi: Só podemos oferecer um bom serviço se tivermos bons clientes. Só podemos dar um serviço 5 estrelas aos hóspedes que estiverem dispostos a receber tal serviço. Esses são os nossos verdadeiros hóspedes VIP’s, independente de tarifa, andar, apartamento ou cargo.



Do fundo do coração agradeço e desejo a todos muito sucesso e bom trabalho!!!

Um grande e forte abraço a todos os meus queridos do Copa!

Nos vemos pela vida!

Filipe Eloy das Virgens
Mordomo, Guest relations, Arrumador, Recepcionista, Supervisor, Controller.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free Blog Counter