Pesquise, descubra, enriqueça

quarta-feira, 28 de julho de 2010

IPANEMA


Não há nada melhor do que passear em Ipanema em dias ensolarados. Prefiro as formas quadradas do calçadão de Ipanema que as curvas de Copacabana. Convenhamos que a orla de Copacabana a noite é muito mais excitante que a orla de Ipanema. Mas é apenas um detalhe que está longe de mudar minha preferencia.

Ipanema tem um ar mais caseiro para mim. Chegar na Vieira Souto sentindo uma brisa do mar mais gostosa no rosto e ver o sol esquentando os coqueiros e os corpos bronzeados estirados na areia não me causam outra sensação que não seja prazer. É gostoso passear num domingo a tarde pela feira hippie ou numa terça-feira de manhã pela feira da General Osório. A hippie é internacional, repleta de estrangeiros de todas as partes misturados aos cariocas do pós praia. A segunda tem cheiro de fruta fresca, de verdura e de temperos, onde se concentram senhoras de idade e as empregadas das madames Zona Sul.

Bom também é poder dar uma olhada naquela banca antiga em frente a praça Nossa Senhora da Paz. Umas revistas de gerações antigas que me levam a conclusão de que o mundo não mudou tanto assim quando se trata de comportamento humano. É bom, inclusive, dar uma sentada nesta praça e respirar um pouco o ar das árvores e plantas planejadas para estarem ali. Também ver as babás brincando com o bebezinhos e crianças da vizinhança. Dá uma cara mais de bairro ao lugar.

Confesso que me incomoda o trânsito e a quantidade de ônibus que passa por Ipanema. Mas é só ir até o calçadão e dar uma olhada na paisagem que tudo fica bem. À esquerda a pedra do Arpoador, no meio as Ilhas, à direita Leblon e morro Dois Irmãos. É uma vista bem especial que traz uma atmosfera muito agradável ao negócio todo.

Praia de Ipanema. Tenho a impressão que é divida quase que naturalmente em zonas. Lá no início da orla, encostada na pedra do Arpoador, está a zona dos surfistas que, quase sempre sem suceso, procuram uma boa onda para deslizar. Na seqüência, ainda no Arpoador está o que, sem nenhum preconceito meu, chamam de farofada. A galera mais popular, que vem em grupos grandes e que costumam fazer bastante barulho na areia.

Já no posto 8, em frente a Farme de Amoedo está a zona gay. É fácil avistar as bandeiras coloridas de qualquer parte da orla. Lá estão homens que gostam de desfilar, flertar e fazer contatos. O mar em si é o menos importante para os gays que frequentam esta parte da areia. O que eles querem é socializar. Os fortões gostam de exibir seus corpos e novas tatuagens. Os gringos vão para encontrar brasileiros que gostam de gringos, que por sinal são muitos, pagando ou não. Posso arriscar dizer que os "melhores gays" não frequentam esta parte da praia. É muita confusão, muita gente estranha e muito clima de pegação. É melhor ficar um pouquinho depois da Farme, em frente a Vinícius. São apenas alguns metros que fazem toda a diferença.

Perto do Ceasar Park está o posto 9, famoso por inventar moda e ser o point da galera da Zona Sul. Este ponto, exatamente por sua fama, está um pouco saturado. É possível até ver garotas de programa atrás dos hóspedes ricos dos hotéis da orla. Está ficando muito confuso também. A galera que antes frequentava o posto 9 buscou no coqueirão um abrigo. Para ver cariocas tipicamente e naturalmente atraentes, o coqueirão é o lugar.

Claro que no fim das contas, tudo é praia. Todos os esteriótipos caem por terra. Está todo mundo junto. Todos com o mesmo sentimento, loucos por praia, loucos por Ipanema.

Os barzinhos, restaurantes e lojas de Ipanema são sempre caros, mas não tem como não dar uma passada. Livrarias é um caso a parte. É uma beleza sair da praia, de chinelo mesmo, e passar numa livraria para dar uma olhada nas novidades, tomar um café, ver lançamentos de CD's e DVD's.

Nos verões, o melhor é esperar o pôr do sol na praia. Ou se quiser algo mais poético, ir a pedra do Arpoador. Fechar uma tarde com uma imagem maravilhosa daquelas não tem preço, como diz o comercial.

É bom também simplesmente caminhar pelas ruas, mesmo que sem nenhum objetivo pré estabelecido. Passear por Ipanema é poder ver muita gente bonita, muita gente gostosa mesmo. É um cheiro de sedução, de bronze e de sensualidade muito grande. Tanto para homens que gostam de mulheres, quanto para homens que gostam de homens e mulheres que gostam de mulheres. É muito saudável flertar e conhecer gente interessante.

Isso tudo me traz cada vez mais a certeza de que não conseguiria ficar muito tempo longe dali. Eu preciso respirar aquele ar, preciso sentir aquela atmosfera sempre. Eu amo Ipanema.

7 comentários:

  1. E quem não gosta de Ipanema, não é? :)

    Obrigadão pela visita e pelos elogios lá no blog!

    ResponderExcluir
  2. Maneirissima essa foto foi vc quem tirou?

    ResponderExcluir
  3. AMEI!!! Muito bom ler de Ipanema estando tão longe... estou te seguindo!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Lindo ler sobre Ipanema estando tao longe. Me senti andando pelas ruas do bairro.

    ResponderExcluir
  5. Perfeita a sua descricao. Gostei! Muito! Estou ha anos sem ver Ipanema. Me senti la tambem.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, muito obrigado pelas palavras! Escrevi de coração o que acho do meu bairro preferido! Amo muito mesmo Ipanema! :)

    bjos e abraços!!!!

    ResponderExcluir

Free Blog Counter