Pesquise, descubra, enriqueça

segunda-feira, 5 de julho de 2010

MINHA BANDEIRA, MEU AMOR E MINHA TORCIDA!


No fim de junho comprei uma bandeira do Brasil para colocar na janela de meu apartamento. Queria que ela fosse o símbolo de minha torcida pela seleção brasileira na Copa do Mundo da África do Sul. Durante algumas semanas a exaltei, a beijei e gostei de torcer pelo nosso time. Nas quartas de final, a nossa seleção brasileira não resistiu e acabou perdendo o jogo dando fim assim, a nossa participação na Copa. Ao fim do jogo estava decidido a voltar para casa e tirar a bandeira da janela. Afinal de contas não havia mais motivos para exaltá-la, nem mesmo razões claras para continuar a tocer, pelo menos nos próximos quatro anos.

No caminho de volta, em meio a uma cidade triste e desanimada, começei a pensar no Brasil à parte da Copa. A competição havia acabado para o nosso país. Entretanto tudo voltou a normalidade. O nossos problemas continuavam lá. A fila do hospital público continuava grande, os mendigos voltaram ao seus refúgios nas calçadas e viadutos, os fogos anunciando a chegada da droga no morro voltaram a brilhar no céu azul celeste da minha cidade, os bandidos desceram o morro novamente, as nossas universidades públicas continuavam a cair aos pedaços, o trânsito voltou a ser caótico, as crianças continuavam a morrer de fome e, as desgraças urbanas e rurais causadas por chuva, seca, corrupção e descaso voltavam com força total nos noticiários e capas de jornal. Comecei a ficar mais triste por isso, do que propriamente pela derrota da seleção. Me questionava se as pessoas ao eu redor estavam pensando nas mesmas coisas que eu.

Ao chegar em casa, olhei com bastante atenção e emoção para a minha bandeira na janela. E percebi que aquele pedaço de pano não representava apenas uma seleção de futebol mas sim a nossa nação, nosso povo, nosso território, nossa língua, nossa cultura e nossa soberania.

Lembrei que este ano não será apenas marcado pela Copa da derrota. Em 2010 escolheremos, nós, o povo, mais um líder para comandar nosso país. Será aquela pessoa que representará nosso país não somente em uma Copa do Mundo. O desafio deste líder e sua equipe não será apenas uma taça ou alguns gols. O jogo será para alcançar o desenvolvimento, para eliminar a pobreza, a fome, o desemprego e, promover a manuntençao da ordem e aumento do progresso no nosso país, exatamente como diz a bandeira que está pendurada em minha janela.

Extremamente emocionado e com esse pensamento em minha mente eu, por fim, decidi manter a bandeira em minha janela até quando ela puder aguentar. Porque descobri que, na verdade, não torço pelo meu país apenas de quatro em quatro anos. Não torço pelo meu Brasil apenas durante uma competição. Não sou brasileiro com muito orgulho e muito amor apenas nas arquibancadas. Eu torço pelo meu país por completo. Eu torço pelo progresso, pelo crescimento, pelo desenvolvimento, pelo fim da pobreza, pela educação, pelo fim da corrupção, pela produção cultural, pela manutenção de valores, pela arte, pela saúde e pelo respeito as leis e à bandeira nacional. Se torço, de coração, para o meu país ser um lugar melhor para mim e para meu povo viver, porque tiraria a bandeira da janela agora? De agora em diante, ela simboliza o meu amor, respeito e torcida pelo meu país! Torcemos, então, torcemos juntos todos os dias, todos os anos, até o fim!

Um comentário:

  1. Texto muito bom! A gente precisa aprender que Brasil não é apenas Copa do mundo e que nossa torcida é necessária a todo momento!

    ResponderExcluir

Free Blog Counter