Pesquise, descubra, enriqueça

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

AFA


A rede de fofocas existe em todas as empresas de que se tem conhecimento. Na maioria dos lugares ela é chamada de Rádio Peão. Não se sabe exatamente como ela surgiu. Mas tenho a impressão que existe desde que mundo é mundo. Ou seria desde empresa é empresa?

Enfim, origens a parte, no mundo da aviação não seria diferente. Eu trabalhei em apenas duas empresas antes de entrar para essa vida. E é claro que a rádio peão corria solta. Mas tenho a sensação de que nada se compara a mega complexa rede de fofocas do mundo da aviação. Aqui chamamos ela de AFA - Associação dos Fofoqueiros da Aviação.

Ainda no meu curso de comissário, já havia ouvido falar da AFA. Desde os primórdios da VARIG ela já estava lá firme e forte. Ninguém consegue saber ao certo quando a AFA começa, da onde ela vem ou quem começa a contar a primeira. Mas todos sabem que o poder de disseminação é devastador, para o bem ou para mal. E todos já podem imaginar que é mais para o mal, é claro. Não se tem muitas notícias de fofocas do bem.

Fico impressionado como as AFAs se espalham rapidamente. A minha surpresa vem do fato de sermos em torno de 7 mil na empresa e trabalharmos sempre com pessoas que não conhecemos muito bem. Ou seja, é muita gente e muitos desconhecidos. Como pode? rs

Me desculpem as meninas que estarão lendo este texto agora mas a grande maioria de mulheres na profissão só torna a AFA ainda mais colossal. rs E tenho certeza que todas concordarão comigo. As mulheres tem tendência a gostar de falar da vida das outras com mais frequência do que nós, homens.

Durante o voo, você sempre ouvirá comentários do tipo:

- Você sabe quem caiu na AFA? Fulano.
- Vocês estão sabendo o que ciclano fez durante o voo?
- Você não acredita no que eu ouvi de uma comissária no meu último voo.
- Sabe qual turma já está na AFA?
- Hum, também já ouvi esta história.
- Já ouvi falar desta AFA, conta mais.

E por aí vai....E as AFAs iniciam um processo de contágio em todos os voos. E de repente, não mais que de repente, como diz Vinicius de Moraes, todo mundo fica sabendo de tudo o que acontece nos voos. É chocante a rapidez.

É imprescindível ter cuidado com tudo o que você fará ou falará durante os voos. Desde o inicio deste blog eu digo que discrição é fundamental. E durante o voo este conselho só se faz confirmar. Tudo o que você faz pode se voltar contra você em uma AFA.

E quando a AFA começa a se alastrar, ela pode vir com detalhes sórdidos ou apenas pontos vagos. Algumas por exemplo vem com nome, sobrenome e voo. Outras apenas do fulano da turma tal. Mas como a AFA se espalha veloz, muitas vezes acaba se tornando um telefone sem fio. E nós sabemos que quando brincávamos de telefone sem fio, o comentário chegava na outra ponta completamente distorcido.

Não vejo o fim da AFA no futuro. Ela sempre irá nos atormentar ou mesmo nos divertir durante os voos. É uma característica entranha do nosso meio.

Para fugir de uma AFA, apenas seja discreto. Para ajudar a reter uma AFA, apenas jogue uma pedra no que você ouviu e não passe para frente - mesmo sendo quase impossível. rs Você vai querer contar para seu amigo, que também tem um amigo que vai contar para outro amigo....e tá feita mais uma corrente da rede.

7 comentários:

  1. Adoro seu blog, informações valiosíssimas, sempre passo por aqui para ver se tem alguma novidade.
    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Oie Felipe
    Nossa vc me fez lembra da minha professora no curso de comissarias,falando da AFA e para gente evitar ficar com piloto hahaahhahaa...
    Muito bom o post adorei!
    Bjao

    ResponderExcluir
  3. rsrsrs
    também lembrei da professora lá do curso de comissários avisando para sermos discretos.

    ResponderExcluir
  4. Filipe, quero aproveitar meu comentario aqui, embora nao seja o tema acima ao qual irei me referir pra desejar a voce, familiares e amigos um excelente natal e um 2012 repleto de coisas boas e positivas. Seu blog pra mim é uma fonte de conhecimento, sempre com seus comentarios diretos e precisos. E espero que em 2012 essa tradição continue, e como um canadense amigo meu sempre diz ao terminar qualquer email - "best wishes". Forte abraço! J. Simão

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, Filipe... sempre trazendo bons relatos e esclarecimentos!
    Aproveitando, gostaria que fizesse um post sobre o Natal de um Comissario... se tem possibilidade de passar com a familia, se é estressante, etc..
    Feliz Natal! - Eduardo R.

    ResponderExcluir
  6. Eduardo,

    Muito obrigado pelas palavras. deixei agora mesmo um post explicando como foi minha véspera de natal. ela exemplifica só um pouco como funciona nossa vida. rsrs

    Felis Natal e mais uma vez obrigado por acompanhar o blog!!!

    ResponderExcluir
  7. Júnior e meninas! Valeu mesmo por curtirem.

    Meninas, é isso mesmo. Tem que ser discreto. Discrição é fundamental. Na vida e muito mais na aviação. :)

    Junior,

    Um Feliz Natal pra vc tbm e que seu ano de 2012 seja simplesmente perfeito, cheio de desejos realizados e objetivos concretizados!

    Grande abraço e mais uma vez obrigado por me acompanhar no blog.

    ResponderExcluir

Free Blog Counter