Pesquise, descubra, enriqueça

quarta-feira, 27 de abril de 2011

PARTE III: O MEDO DE ENGORDAR


Ser comissário é viver nos extremos do corpo. Trabalhamos em um ambiente pressurizado logo, nosso corpo todo dilata, nossas narinas secam, nossa pele racha e nossos olhos ressecam.Mas não tem nada mais apavorante do que ENGORDAR. rs

Ainda nos vôos de observação, na fase de treinamento, perguntei muito aos comissários sobre o dia a dia, sobre as mazelas pessoais que a profissão causa. Até porque como não existe profissão perfeita, é bom saber logo de início tudo o que te espera no meio do caminho, assim você encara tudo de forma mais relaxada. E uma das minhas dúvidas era sobre a lenda: Todo comissário engorda! Fui buscar relatos e saber os motivos que causavam esta explosão de calorias.

Ouvi coisas do tipo: "Engordei dez quilos em um ano", "Engordei 15 quilos", "Fiquei enorme", "Estou fazendo dieta senão não dá". E por aí vai. Fiquei assustado com o meu possível futuro. rs

Durante o trabalho em vôo não sobra muito tempo para comer. Às vezes a comida que nos é oferecida não é lá muito atraente, por isso ficamos sem comer a tal refeição. Na busca por algo para comer encontramos o tal sanduíche, com muito queijo e um pão totalmente engordativo. Como fazemos várias pernas por dia, faça as contas! Até mesmo quando tentamos evitar o sanduíche, ficamos muito tempo sem comer e isso é péssimo para o organismo, que fica acostumado a acumular gordura.

Fora do vôo, pelo menos a maioria dos comissários busca lugares mais em conta para comer com o objetivo de fazer a diária render, ou simplesmente para economizar. E lugares mais baratos oferecem comidas algumas vezes muito gordurosas e calóricas. Continue fazendo as contas!

Na nossa correria do dia a dia temos que comer muito rápido, e isso também nos faz engordar. Vai somando!

Por causa dos horários loucos almoçamos na hora da janta, jantamos na hora do almoço, tomamos café de madrugada, lanchamos de manhã - e isso dá um nó no organismo.

Ao final desta calórica equação você chega ao inevitável resultado: VOCÊ ENGORDOU!

O que fazer para evitar que isso aconteça? Vou relatar o que estou tentando fazer.

Primeiro estou bebendo muita água! Muita mesmo! Lembre de tomar água! Este pequeno hábito vai ser bom para sua pele e organismo.

Segundo, evito comer os tais sanduíches. Uma vez ou outra tudo bem. Mas não torne esta delícia um vício. Leve de casa uma barra de cereal ou fruta. Na hora do almoço ou janta, faça um esforço e coma a refeição que embarca para você. Pelo menos a salada. Comer um pouquinho da carne também vai te fazer bem. Não faça tanta cara feia para a comida. rsrsrs

Terceiro, evite comer frituras nos lugares que você fica de inativo ou de repouso. Essa dica vale para qualquer pessoa, nós ou mesmo para os terráqueos. Isso não é novidade - já deu um milhão de vezes no Globo Repórter.

Quarto, a maioria dos hotéis que ficamos possuem academia. Vá fazer algum exercício. Qualquer meia hora que seja ajuda. O importante é fazer umas quatro vezes por semana. Eu, por exemplo, tenho sempre dado umas corridas nas orlas das capitais do nordeste. É ótimo porque você sai do ambiente fechado da academia, sente a brisa fresca do mar, vê as modas na rua e ainda se exercita. É revigorante e relaxante. Eu aprovo. rs

Esses pequenos hábitos vão te salvar do "monstro do engorda" que assusta a maioria dos comissários!!!

Próximo post: O que fazer quando se tem na sua tripulação um mala?

Abraços e beijos aos amigos!

Filipe

3 comentários:

  1. Oie Felipe
    Adorei o post!
    Realmente eu tbm tinha muitas, duvidas sobre isso =D
    bjo

    ResponderExcluir
  2. é amigo!
    Na minha realidade, só ouço pessoas falando o mesmo...
    e eu... to vendo isso tudo de perto...
    só falta a vontade de mudar essa história! rs
    beijocas

    ResponderExcluir
  3. Mandy,

    Que bom que vc gostou! É uma luta mesmo para nao engordar. rsrsrs

    Rita, minha amiga, mude logo está historia, caramba!!!!! rsrsrs

    bjosss

    ResponderExcluir

Free Blog Counter