Pesquise, descubra, enriqueça
sábado, 30 de abril de 2011
PARTE IV: AS ESPERAS
Ser comissário é saber esperar, sempre e muito. Desde que colocamos nas nossas cabeças que desejamos ser comissários temos que aprender a lidar com a espera em todas as escalas possíveis.
Quando prontos para entrar na escola de aviação, devemos esperar a abertura de uma nova turma. E este tempo nos faz imaginar como serão as aula, como serão os professores e os colegas de turma. Quando finalmente iniciamos a nossa formação, entramos em um período intenso de aulas e provas. Ainda durante o curso, descobrimos que para participar do treinamento de sobrevivência devemos emitir um documento chamado CCF (Certificado de Capacitação Física). E para isso devemos nos dirigir a um hospital especializado em medicina aeroespacial. Quando chegamos lá iniciamos mais um longo período de espera para a realização de todos os exames. São horas de espera, onde nossa paciência é testada de verdade! Quando finalizados os exames, devemos esperar mais algumas horas até o documento em questão ser emitido.
Já no fim do curso, após nos formarmos na escola de aviação, temos que esperar mais alguns dias a liberação de nossos nomes na ANAC para que possamos marcar a prova. Depois de marcar, esperamos nervosamente o dia da prova.
Depois de feita a prova, vamos a luta! Lançamos nossos currículos no mercado e seja o que Deus quiser! Aí vem mais um período de espera, pela tão esperada ligação ou pelo tão aguardado e-mail de convocação para seleção. E esse tempo nos faz sentir até dor de estômago! E aí as perguntas desesperadas norteiam nossas mentes. Porque não me chamaram ainda? O que está faltando? Será que fiz meu currículo direito? Será que enviei para o endereço errado? Bem que eu achei que aquela foto não era tão boa assim! Após tantos pensamentos bobos e sem sentido a convocação chega!!!
Agora é hora de esperar o aguardado dia da seleção. É aquela correria para preparar o terno, o sapato, estudar inglês, falar em frente ao espelho, rezar, fazer promessas e coisas mais. Já passada a seleção (todo aquele processo que expliquei nos posts anteriores), entramos num desesperador período de mais espera! Aí sim, essa é de acabar com qualquer um! Você não sabe se foi bom o suficiente, não sabe se eles gostaram de você e tampouco sabe o dia exato que a resposta vai chegar. Às vezes dá até tempo para preparar o plano B caso receba uma reprovação. Se passou do prazo que eles determinaram, é praticamente motivo para suicídio. Quando já estamos de cabelo em pé e sem a menor lucidez, recebemos a aprovação! Tempo para comemorar, chorar, abraçar família, se imaginar em vôo, sonhar com as aeronaves até que.....Temos que esperar o início do treinamento.
A espera pelo treinamento é gostosa. Porque você já conhece alguns colegas de turma nas redes sociais, já imagina como será incrível o treinamento, como será a nova vida em São Paulo e, pricipalmente, prepara sua despedida provisória dos amigos e família. Mesmo com a correria para acertar documentação, novo lugar para morar e tantas outras coisas, esta espera é muito prazerosa.
Depois de três meses de treinamento (no caso de minha empresa), devemos esperar pelo CHT, ou seja, sua licença de vôo. Mais um mês ou mais de espera. Neste tempo você tem tempo para voltar para sua cidade natal, rever os amigos, a família e fazer coisas que você fazia na antiga vida de terráqueo. Mas depois de um mês você já fica sem paciência e louco para voar logo!
Sua CHT chegou! Mais um motivo para comemoração! Mas aí você percebe que tem que esperar a sua primeira escala de vôo sair! Mais ansiedade! rs Depois de mais
alguns dias você finalmente vai voar, depois de todo esse tempo de espera!!! Ufa, sobrevivemos! Não vamos ter que esperar por mais nada! LENDA TOTAL! Você vai continuar esperando, esperando e esperando mais um pouco.
Só que agora é diferente. Esperamos o horário de apresentação, a formação a tripulação, a liberação de aeronave, hora em solo, o embarque e desembarque de passageiros. Ah, também esperamos a esperada ou não chamada em uma reserva ou sobreaviso.
Isso sem contar o tempo que esperamos no consulado para tirar vistos, e na Polícia Federal para renovar o passaporte que aliás, é onde estou agora escrevendo este texto. rs Esqueci de dizer que também voltamos a esperar no hospital de medicina aeroespacial para a renovação do CCF.
Ou seja, para ser comissário há de ter paciência, há de saber esperar, há de encontrar um jeito leve e produtivo de anguentar tantas angustiadas esperas, como
eu agora, que escrevo para passar o tempo.
PS. Falei no post anterior que escreveria sobre o que fazer quando se tem um mala na tripulação. Mas como me inspirei para falar sobre o assunto acima, deixo este assunto para a próxima postagem.
Beijos e abraços a todos!
Filipe
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Filipe, parabéns pela conquista! Eu sabia que você chegaria lá. E parabéns pelo blog!
ResponderExcluirBons voos!
Beijos.
Já vou ir me acostumando, pois agora resta "esperar" a próxima postagem..
ResponderExcluirNossa , nem acredito! Lucia! Que honra ter a sua visita no meu blog! Nunca esquecerei suas aulas e ensinamentos! De verdade!
ResponderExcluirAproveito a oportunidade para agradecer por toda a ajuda!!! Saiba que vc é uma das responsáveis por onde eu estou agora!
Brigadão!
bjos
Eduardo! rsrsrs Adorei seu comment! :))))))
ResponderExcluir