Pesquise, descubra, enriqueça

terça-feira, 29 de março de 2011

A TEMIDA DINÂMICA DE GRUPO - PARTE I


Chegar a esta etapa do processo seletivo da TAM é uma grande conquista. É como estar bem perto da praia depois de tanto nadar. E ninguém quer morrer na praia, né? rs

Porque a dinâmica de grupo é a mais temida? É simples! Porque nós, candidatos nunca sabemos se realmente estamos agradando ou não. Nós temos em mente qual seria mais ou menos o perfil de um comissário da TAM e procuramos nos espelhar neste molde. Mas não tem como ser preciso visto que temos perfis tão diferentes trabalhando na empresa! Qual será o meu perfil? Será que agrada? Será que falei demais? Será que falei de menos? Será que falei besteira? Será que fui bem? Será que eles gostaram de mim? Será? Será Será?......A incerteza de ter agradado ou não norteiam a dinâmica de grupo.

Não existe a fórmula perfeita para se dar bem na dinâmica. Algumas dicas genéricas foram dadas no fantástico do último domingo (27/03) pelo experiente Max Geringer. Vou usar uma ou outra por aqui. Vou pontuar também algumas percepções minhas e de alguns amigos que me ajudaram antes de eu passar pela dinâmica.

--------------------------------------------

Uma funcionária da gerência de tripulação e uma psicóloga reúnem em uma sala aproximadamente 15 pessoas para uma dinâmica. Alguns já se conhecem das primeira e segunda etapas - logo, todos acabam compartilhando da mesma tensão. Este é o cenário.

ATENÇÃO! As meninas que realizam a dinâmica são incrivelmente simpáticas e tentam tornar o ambiente bastante descontraído para aliviar a tensão dos candidatos. MAS ISSO NÃO QUER DIZER QUE VOCÊ POSSA FAZER PIADAS, SENTAR DE MANEIRA RELAXADA DEMAIS, OU FAZER QUALQUER TIPO DE BRINCADEIRA. Muita gente cai nessa hora! O ambiente vai ficar descontraído sim, mas não significa que você tenha que ficar totalmente solto. Continue mantendo a postura, mas com um toque de leveza. Sorria de forma leve, se o ambiente favorecer. Ficar sério demais também atrapalha. Lembrem-se sempre que o equilíbrio é fundamental!

Mais uma vez, como na Triagem, somos convidados a nos apresentar na frente da sala. Mas desta vez o olhar clínico delas é ainda mais aguçado. Tenha certeza de estar impecável ainda antes de entrar na sala. Aos homens, cuidado com o nó na gravata e deixem o último botão do paletó solto! Surpreenda elas com sua elegância. Às mulheres, atenção ao cabelo, unhas e altura da saia. Como na triagem, não podemos gesticular demais, tremer perna, colocar os braços para trás ou ficar mexendo no cabelo.

Nesta hora elas farão perguntas do tipo (além das perguntas de cunho pessoal como nome, idade, cidade...):

"Porque você quer ser comissário?"
DICA: Nada de "Desde criança que sonho em ser". Se realmente você quer ser comissário desde criança, mude as palavras: "Entrar para a aviação é um desejo que me acompanha há algum tempo." Torne seu sonho mais sério!

Qual você considera seu maior defeito? E o que você faz para mudar?
DICA: Nada de "perfeccionista" ou "ansioso". Esses defeitos já estão passados e mais que marcados como clichês pelos RH's do país. Sejam sinceros! Digam seu real defeito e o que fazem para mudar. Eu, por exemplo, fui sincero ao dizer que meu defeito era ser muito falante - embora respeitasse os momentos de silencio. Falo demais! rs Fui sincero e disse estar mudando cada dia mais!

Qual o ponto positivo e negativo da profissão de comissário?
DICA: Para falar das qualidades é fácil! São várias! Mas falar que "não tem rotina" é bobeira. Nós, comissários de vôo, temos uma rotina bem puxada. Afinal de contas fazemos as mesmas coisas, os mesmos movimentos várias vezes ao dia, durante muitos dias.
Para falar dos defeitos é difícil! Ninguém quer se queimar. Seja sincero também, porém sutil. Alguns pontos negativos são indiscutíveis: patologias que surgem depois de tanto voar, ficar longe de casa e solidão! Cite um ponto negativo mas não se aprofunde no assunto. Toda profissão tem seu lado negativo. Elas sabem disso - e querem saber dos canditados se eles também têm esta visão realista do trabalho.

Você está disposto a se mudar para São Paulo? Como seria esta mudança?
DICA: Se você quer ser comissário, tem que gostar de São Paulo! Sampa é a cidade do progresso, do trabalho, do crescimento. É uma das maiores metrópoles do mundo. Mostre para elas que você reconhece estes fatos e que tem total vontade de participar deste cenário. Demonstre que será maravilhoso para você se mudar para cá e que não terá dificuldade alguma. Diga também que sua família te apoia nesta mudança.

Também como na triagem, mostre interesse pelo o que seus colegas candidatos falam. Não fique voando! Elas também reparam nisso.

Depois das apresentações elas irão iniciar uma atividade em grupo. Esta atividade será assunto para o próximo post - que sairá ainda hoje!

5 comentários:

  1. Realmente Filipe, é complicado mesmo "vender" os seus "talentos"(vou usar estes termos) numa situação assim, tem que ter um auto controle enorme, pois como você mesmo disse elas tendem a deixar todos relaxados é não bem assim que todos devem se sentir. Olhando hoje, neste momento mesmo, óbvio que penso no que eu poderia ter feito diferente, mas não tem como prever, cada situação é uma situação. E eu até arriscaria dizer que a dinâmica da TAM é o seu controle pessoal, digo, você contra você mesmo. Na ocasião tivemos uma atividade onde deveriamos discutir uma reclamação de um passageiro que se sentiu mal asssitdo pela tripulação, mas foi bem rápido, enfim...como diz o ditado, não adianta chorar pelo leite derramado. É tentar direcionar o foco pra que tudo aconteça de maneira positiva.
    Filipe, eu tinha lhe enviado um pedido para me adicionar no msn no seu orkut, gostaria mesmo de falar contigo. Tenho aocmpanhado o seu blog aqui não faz muito tempo, e acredito tenho aprendido muito!
    Bom, novamente obrigado por compartilhar as experiências aqui com todos!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Pessoal é isso ai mesmo.
    Filipe disse tudo e com minuciosos detalhes.
    Parabéns!.

    ResponderExcluir
  3. Junior! Fico feliz por vc estar aprendendo com o que escrevo!

    Vale a pena analisar seu desempenho na dinâmica e tentar identificar o que pode ter te atrapalhado. Mas só para isso! Como vc disse não vale a pena chorar sob o leite derramado! É bola pra frente!

    Concordo com suas percepções com relação a dinâmica!

    Sucesso, sempre! Vamos nos falando!

    abraçao
    cinema_vicio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. ola felipe tudo bem ?
    eu estava lendo seu blog e achei super interessantes as informacoes, muito uteis, gostaria de sabe se somente com o frances eu posso tentar uma entrevista???
    eu estou morando na franca pela segunda vez, mais agora estou focando no ingles, com o frances eu me viro bem,
    mas estou um pouco preocupada.
    eu fiz o curso de comissaria em curitiba em 2008, em 2009 passei na ANAC,
    mas mesmo cadastrando o CV no site, eu nunca tive nenhuma resposta, ouvi boatos que a RGB estava fazendo triagem para a TAM, mas parece que nao esta mais,
    é verdade que se temos QI, quem indique, ficaria menos complicado conseguir ser chamado para uma banca???
    eu posso te add no msn ?????
    obrigada

    ResponderExcluir
  5. Felipe, parabéns pelos comentários tão detalhados, completos e úteis.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir

Free Blog Counter