Pesquise, descubra, enriqueça

segunda-feira, 21 de março de 2011

SEGUNDA ETAPA: IDIOMA


Ainda durante a triagem, as psicólogas perguntam quais idiomas o candidato tem conhecimento e qual o nível. Logo após, perguntam em qual idioma o candidato gostaria de ser avaliado caso passasse para a próxima etapa. Ao final da triagem, para quem foi selecionado elas já marcam a data da avaliação (segunda etapa) para quem optou por fazer o inglês.

Ultimamente a avaliação em inglês tem sido marcada para o mesmo dia ou no dia seguinte. O dia marcado é sempre próximo da data da triagem. No meu caso, já fui marcado para o dia seguinte. Por isso, quem é de fora de São Paulo deve se preparar para ficar ao menos 2 ou 3 dias na cidade. As pensões de comissários são as mais baratas e práticas para se hospedar.

Já quem optou pelo espanhol a demora é um pouco maior pois o professor de espanhol não está na Academia de Serviços todos os dias. As psicólogas se comprometem a ligar para os candidatos que optaram por este idioma para marcar a data da avaliação.

Depois da felicidade de ter passado na triagem, é hora de respirar fundo, acalmar-se e baixar a excitação para pensar na próxima etapa.

CHEGAMOS A ACADEMIA DE SERVIÇOS Cmte ROLIM ADOLPHO AMARO! A segunda etapa do processo seletivo acontece na Academia onde você irá treinar caso se torne um colaborador TAM! É extremamente excitante entrar lá pela primeira vez! É um centro de treinamentos maravilhoso. E você que é candidato vai se empolgar ainda mais ao ver os comissários em treinamento, outros de uniformes, os comandantes. Utilize esta atmosfera ao seu favor! Coloque na sua mente: "Eu estarei ali, logo logo!".

Normalmente um grupo de no máximo 5 ou 6 pessoas é marcado para o mesmo horário. Todos tensos, sentados em frente a sala onde acontecerá a avaliação.

A AVALIAÇÃO

A TAM tem, segundo minha observação, três professores de inglês. Duas mulheres e um homem. Por isso a forma como o candidato é avaliado pode mudar - dentro do que a TAM estipula como padrão, é claro. O importante é manter uma conversação de 15 minutos no idioma proposto.

No currículo, não minta em relação ao seu nível de inglês! Não coloque que você fala mais do que você realmente sabe! Reconhecer seu nível de inglês é o primeiro passo para se dar bem. Trabalhe no que você já conhece - não procure levar frases gravadas porque se você estiver nervoso, pode falar esta frase de maneira errada e o avaliador vai perceber que você não sabe. Pega mal! É claro que é importante estudar vocabulário específico de aviação! Eles certamente usarão!

Hora de entrar na sala! NÃO FIQUE NERVOSO! Entre na sala, dê um sorriso, e já cumprimente a avaliadora em inglês. A partir do momento que você abre a porta, já está sendo avaliado. Dica: Entre e feche a porta de costas - ou seja, não dê as costas para a avaliadora. Isso é mostra polidez e educação. Faça o mesmo para sair.

Contarei aqui como foi a minha experiência. A minha avaliadora, sempre muito simpática, começou a perguntar sobre questões pessoais - minha cidade, idade, onde trabalhava antes, porque escolhi aviação...coisas do tipo. Como coloquei o nível X de inglês no meu CV, ela começou a engrossar. Perguntou sobre meus planos para o futuro a longo prazo, se eu tinha viajado para o exterior antes, se eu achava que viajar para o estrangeiro pode abrir a mente das pessoas, etc. Isso mostra que dependendo do seu nível de inglês ela pode manter a conversa mais simples ou pode ver até aonde você aguenta de dificuldade.
Para quem sabe inglês, de intermediário a fluente, responder estas questões sobre vida pessoal é fácil. Mantenha a calma e bota pra fora tudo que você estudou.

Entretanto, também tive que responder questões relacionadas a aviação. Me foi perguntado qual eu consideraria o pior tipo de emergência num vôo. Eu respondi despressurização. E ela também me perguntou porque! Soube de uns candidatos que responderam seqüestro de aeronave.

Depois criou uma situação: Se eu fosse fazer demonstração de segurança, quais itens eu teria que mostrar aos passageiros.
Dica: Procure estudar itens de segurança no avião! Aliás, procure enriquecer seu vocabulário com palavras de uso cotidiano na profissão.

Outra pergunta: Se eu achava que durante o vôo, os passageiros devem manter os cintos de segurança afivelados e porque.

E assim foi a minha avaliação. Depois de 15 minutos, me despedi e fiquei do lado de fora ansioso pela nota.

As avaliações podem mudar. Alguns amigos de TAM tiveram que ler um speech para o avaliador. Mais uma dica: Estude em casa lendo em voz alta para você treinar a sua pronuncia. Você será avaliado também pela pronuncia e clareza na hora de se expressar.

PS. Não esqueça de olhar nos olhos do avaliador! Não é novidade para ninguém que isso passa verdade e confiança para quem te avalia.

RESULTADO

A maioria sabe que o idioma dos candidatos é classificado dentro dos padrões da ICAO (De 2 a 6).
Até algum tempo atrás, a TAM somente contratava quem possuía ICAO 4, no mínimo - que é o intermediário. Devido a grande necessidade de contratações, a empresa baixou este piso para ICAO 3. Sendo que se você entrar na empresa com este nível de inglês (3), terá 6 meses para estudar e levantar sua nota para 4. Se não conseguir, pode ser desligado da empresa. É um comprometimento do candidato para com a TAM.

Rolaram boatos de que e empresa já contratou pessoas sem idiomas. Não tenho conhecimento disso e é melhor nem considerar esta possibilidade. Vamos nos embasar no presente. A empresa contrata apenas com idioma! E com ICAO 3, no mínimo.

Depois que todos os candidatos do horário marcado passam pela avaliação, a professora deixa a folha de resultados na recepção e a funcionária do balcão chama um por um para dar o resultado. Se você passou, ou seja, teve de ICAO3 para cima, já sairá de lá com a data da dinâmica de grupo marcada. Pode acontecer no mesmo dia, como ocorreu comigo. Mas é muito relativo - depende da pressa deles em fechar a turma.

Passar pelo idioma é mais uma sensação maravilhosa! Falta pouco para chegar lá - no lugar tão sonhado!

O TESTE DE INGLÊS NÃO É UM BICHO DE SETE CABEÇAS. SE VOCÊ SABE O IDIOMA, DE INTERMEDIÁRIO A FLUENTE, NÃO TEM O QUE TEMER! COMO EU GOSTO DE LEMBRAR, NERVOSISMO SÓ ATRAPALHA. MANTENHA-SE FOCADO SEMPRE!

Próxima etapa e próximo post é DINÂMICA DE GRUPO! Esta sim, é a mais temida de todas! A última fase! Direi o porque é tão temida no próximo post.

Beijos e abraços a todos!

12 comentários:

  1. vc se formou em que escola ??


    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Jéssica, tudo bem?

    Me formei na Cia do Ar, no Rio de Janeiro.

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Interessante demais Felipe o que você tme escrito aqui, reprovei na dinamica há 1 ano atras, e o meu teste de idioma foi bem parecido com o teu, com a excessão de que me foi pedido pra explicar pra um passageiro americano o que era brigadeiro, se essa fosse a sobremasa do serviço de bordo e ele não soubesse do que se tratava, tenho acompanhado seus posts aqui, e parabéns mais uma vez. Estou ancioso pelo próximo, que foi meu calcanhar de aquiles na ocasião, mas espero ter outra oportunidade, pela sua boa vontade e altruísmo, só tenho que agradecer. Sucesso, espero vê-lo nos ares breve!

    ResponderExcluir
  4. seu texto nos lembra que nem só de inglês vivem os museus hauhauahuah

    baum, uma amiga museóloga que escreve conosco no http://stripteasedopensamento.blogspot.com/ já havia indicado o seu blog em uma postagem mas só agora tivemos tempo pra ler e decidir seguir...

    mas essa matéria sua veio em ótimo momento, já que nós 4 do strip (museólogas modernas e uma menina má)temos andando um tanto aos moldes dos museólogos clássicos... de clássico o museu só já basta! hauuah

    bom, vamos acompanhar e tentar aplicar as dicas por aki!

    ResponderExcluir
  5. Junior, fico muito feliz em saber que você gosta do que eu escrevo! Escrevo com muita sinceridade e com a real vontade de ajudar as pessoas!
    Uma pena você ter ficado na dinâmica - é realmente muito difícil saber se eles gostaram de você ou não. e é sobre esta incerteza, sobre este tiro no escuro que eu falarei no próximo post. Mas tem algumas dicas genéricas para não dar mole nesta etapa - claro, dentro das minhas percepções. Nada do que escrevo é regra - me baseio no que vivenciei.
    Mais uma vez muito obrigado pelas palavras - muito simpático você!
    Abração

    ResponderExcluir
  6. Filipe são pequenos gestos de gentileza como os que tem feito aqui pra todos, dividindo sua experiência, que fazem do mundo um lugar mais bacana. Espero ancioso pelo próximo post, como você mesmo disse, é uma incerteza imaginar o que eles pensam ou não da gente, enfim, depois eu comento no post sobre isso, como foi a minha experiência, mas os NÃO's infelizmente fazem parte e a gente aprende com eles, se DEUS quiser chegará o dia que poderei contar minha experiência positiva, e te agradecer pela ajuda.

    Forte abraço. E voos maravilhosos...

    ResponderExcluir
  7. Filipe, venho acompanhando este processo que no qual você esta passando, acho interessante a forma com que você anexa as palavras umas as outras, sábias palavras empregadas em lugares corretos, acredito que isto só motiva mais os futuros comissários (as) a se esforçar mais a cada dia, inclusive eu, estou me doando ao inglês a cada dia, a cada segundo, tento imaginar tudo nesta língua, afinal... quem tem objetivo se sacrifica, se doa...
    Estou na espera do seu próximo post e com a certeza de que você ira superar mais esta, todo mérito seja seu, afinal você estudou para este dia tão sonhado é TAMMMM
    rsrsrsrs
    Aquele abraço

    ResponderExcluir
  8. Pablo, como fico feliz em ler sua mensagem! Me motiva a querer escrever mais e tentar ajudar as pessoas que passam pelo o que eu passei!

    Continue se doando ao inglês. Esta entrega deve acontecer todos os dias de sua vida. Afinal de contas, quanto mais você estuda e pratica mmais craque você fica. E se eu puder te ajudar nisto tbm, ficarei feliz.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Olá felipe!
    Adorei suas dicas e quero deixar aqui o meu muuuuito obrigada, tem muitas pessoas que passam pelos processos seletivos e não dão dicas,você postou aqui tudo o que viveu,passou,como foi e o mais legal... da dicas para as pessoas sairem-se bem!
    valeu mesmo!
    obrigadão sucesso!

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado! Só tenho realmente a agradecer e ficar feliz em poder ajudar!

    muito sucesso pra vc tbm!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Mas se eu escolher espanhol? Eu apenas faco a prova do espanhol , e o ingles nao ?

    ResponderExcluir
  12. Era um estilo de postagem desses que eu estava procurando... Muito legal da sua parte compartilhar suas experiências, vai me ajudar muito!

    ResponderExcluir

Free Blog Counter