Pesquise, descubra, enriqueça

quinta-feira, 26 de abril de 2012

PERSONAGENS DO VOO - PARTE II: CHEFE DE CABINE


              Na nossa escala impressa aparece o nome de todos os tripulantes que voarão conosco até o final do mês, e em quais voos os teremos como equipe de trabalho.

 Eu, pelo menos, bato o olho direto em quem será o meu ou a minha chefe de cabine. E por motivos claros. O chefe certamente será a primeira pessoa que vou procurar no Despacho Operacional quando a tripulação começar a se formar. Segundo, ele me dirá em qual posição eu ficarei durante o voo, mesmo eu já sabendo qual será (eu verifico a lista antes). Terceiro, o primeiro contato é muito importante para você já ter uma idéia de como fluirá o voo nos próximos dias.Porque digo isso?! Muito simples, o trabalho e humor da chefe de cabine irá meio que ditar como será a energia daquela tripulação. Várias interferências podem ocorrer.

 Não tenho nenhum gabarito para detalhar o trabalho de um chefe de cabine. Sei que implica em muitas responsabilidades e que seu papel é fundamental para o bom andamento do voo e até mesmo para a sua pontualidade. Gerenciar situações de voo é o lema do chefe.

 Vou dizer com base no que observei nesse ano de voo, alguns tipos de chefes de cabine que podem aparecer na aviação.

 Se a chefe de cabine se mostrar 100% padrão e fazer questão de ser perfeccionista, pode ter certeza que a tensão irá imperar no voo. Uma chefe que gosta de se mostrar correta está implicitamente mandando que todos sejam daquela forma. Eu pelo menos entendo assim. E todos os auxiliares ficam com medo de errar e serem reportados.

 Algumas chefes já chegam para voar de mal humor, por motivos que nunca quis saber quais são. E isso reflete também na tripulação pois muitas vezes sua raiva é descontada de forma autoritária nos auxiliares. Fica um clima ruim. Seu mal humor acaba contaminando a todos. :/

 Quando a relação cockpit-cabine não funciona muito bem, cabe a chefe de cabine não deixar esse clima atingir a equipe dela. Muitas vezes isso não acontece. Algumas chefes são invejosas com relação a outras meninas. Aí neste caso eu fico imune! rs Mas que inveja é feio, isso é! Como é complicado trabalhar num ambiente com muitas mulheres e muita guerra de vaidades! :)

 Algumas chefes não tomam aquela posição como sendo de liderança - apenas fazem o básico. E às vezes isso atrapalha. Uma equipe sem liderança fica desguarnecida em algumas situações de voo.

 Muitos chefes são tão bem humorados que parece que tudo dá certo. Bom humor gera voos tranquilos. :) É maravilhoso poder voar com um chefe de cabine humilde, profissional e líder! Um chefe de cabine ideal joga a equipe para cima, flexibiliza o trabalho e, principalmente, não vira escravo de padrões pré estabelecidos que, nem sempre ajudam no dia a dia. Um voo leve passa muito rápido!

  PS. Uma vez uma chefe veio pedir desculpas por ter feito algo fora do padrão. Não era nada de mais - nem lembro o que era. Mas eu disse para ela: Você sabia que a ponte Rio Niterói balança, que ela é flexível? Ela respondeu que não. Eu expliquei porque: Porque se ela fosse rígida ela quebraria. Quis dizer que não adianta se prender totalmente aos padrões. As situações nos levam a sermos flexíveis e termos jogo de cintura. Os padrões servem para organizar e dar um Norte. Quem é rígido demais quebra rápido. Já vi muita chefe se achando padrão e fazendo um monte de besteira! Fato!


Não posso jogar também tudo em cima da Chefe! rs Tem comissários auxiliares que são tão ruins ou são tão medíocres que não tem como a chefe de cabine aguentar. Aí entendo que o "climão" acaba sendo inevitável. Neste caso é só acalmar os nervos e rezar para acabar logo o voo.

 A maioria dos chefes são generosos e incrivelmente legais! É claro que ninguém é perfeito! Até mesmo os líderes erram. Então não importa qual tipo de chefe cruzar seu caminho. O importante é manter o foco no seu trabalho, ser discreto e respeitar a hierarquia. Faça o seu e observe qual tipo de líder encabeça sua tripulação. Assim sendo, você saberá como se portar.

9 comentários:

  1. Olá!
    Nossa, dá um frio na barriga em pensar que posso voar como chefe de cabine um dia, sem dúvidas é uma baita responsabilidade, mas dependendo da equipe, as coisas se tornam mais faceis, e felizmente, nunca serão os mesmos.

    ResponderExcluir
  2. Oie Felipe
    Nossa estava sumida daqui!
    Adorei o post, da para ter uma boa ideia como funciona as coisas ai em cima =)
    Queria saber sobre os co-pilotos, que tipo de autoridade eles tem sobre os comissarios?
    Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandy, um dia escreverei sobre os co-pilotos. Mas ja te adiantando, ele é a segunda autoridade no voo. Ele responde pelo comandante na ausencia do mesmo!

      Voce estava sumida mesmo! Nao faça mais isso! Kkkk

      Bjo grande

      Excluir
  3. Oi Filipe,muito interessante mesmo esse post.
    Diga-me uma coisa,vi em um dos paragrafos você falando sobre o cms ser reportado pelo chefe de equipe,acredito que não deve ser coisa boa,mas você poderia explicar melhor o que seria isso,e quais danos podem ocorrer ao cms?E se você já ouviu ou viu o contrário.Um grupo de cms fazendo isso com um chefe de equipe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, infelizmente na Tam é muito comum essa politica do reporte. Normalmente o tripulante, ai inves de dar um tique no outro pessoalmente, ja manda um reporte para chefia. Chato, ne?
      E pode acreditar, mais da metade dos reportes sao desnecessarios!
      Qualquer reporte sobre algo q afete a segurança de voo é valido. Mas assuntos relacionados a aparencia pessoal, por exemplo, podem ser resolvidos pessoalmente.

      Acontece tbm de comissario auxiliar reportar chefe. Nao é muito dificil nao.

      Mais uma vez obrigado pela visita!

      Bjao

      Excluir
  4. Filipe, cade voce??? to sentindo falta dos seus posts!! hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica....to meio que num inferno astral! Problemas de coração. Mas fica tranquila q logo logo eu volto com força total!

      Brigadao!!!!

      Bjo

      Excluir
  5. Também trabalho em uma cia,sou Chefe de Cabine por lá,mas sempre ocorre tudo da melhor forma.Acho que a tripulação dança conforme o que for regido.Mas,vez ou outra é necessário ser enérgica,tem gente que "vive fora da casinha mesmo"ou melhor,tem gente que não tem casinha!
    Importante lembrar para as Chefes que manual e padrão é uma trilha e não um trilho...contanto que o resultado seja o mesmo,há que se desengessar

    ResponderExcluir
  6. acabei de descobrir essa pagina e ja adorei... ate hj tenho receio de bater de frent com alguem da tripulaçao... no seu perfil nao tem detalhes, mas percebi q tu eh comissario. stou certa?

    ResponderExcluir

Free Blog Counter