Pesquise, descubra, enriqueça

sábado, 7 de abril de 2012

PERSONAGENS DO VOO - PARTE I: O COMANDANTE


Ele é a autoridade máxima no voo. Durante uma chave de voo é Deus no céu e ele na Terra. E se tratando da empresa onde trabalho, onde a hierarquia é muito forte, o comandante tem uma imagem de autoridade máxima de voo ainda mais expressiva.

Quando entrei na empresa descobri que ele deve ser o primeiro a entrar no avião, o primeiro a entrar na van que faz nosso transporte, o primeiro a pegar a chave do quarto, e tem sempre o melhor quarto de hotel dentre os tripulantes. E ainda por cima, e mais importante, ele tem o maior salário de todos. rs

O que esperar de um comandante então? Eu particularmente espero liderança! E a liderança agrega humildade, generosidade e de forma suave, autoridade.

Durante esse pouco tempo de empresa que tenho tive algumas percepções sobre este personagem tão marcante da aviação.

Ele é muito respeitado dentre todas as camadas que fazem a aviação funcionar: Agentes de aeroporto, despachantes, mecânicos, comissários, co-pilotos, recepcionistas de hotéis, passageiros e por aí vai. Dificilmente há alguém que não respeite um comandante.

Eu percebi que esta função pode ser ramificada em algumas categorias. E é claro, tudo baseado nas minhas humildes percepções. que fique bem nítido isso.

Temos aquele comandante perfeito. Aquele que trata a todos bem, que não faz questão de entrar em avião ou van primeiro e que tem a tripulação dele como uma equipe onde todos dependem de todos para funcionar. Esse capitain defende a tripulação dele quando a escala ou outras interferências causam transtornos a nossa rotina. É aquele que não aceita fazer voos que sejam menos lucrativos do que nos tiraram. Ou seja, aquele que faz jus a sua autoridade e segue corretamente a regulamentação. E ainda por cima interage com os comissários e se juntam nos pernoites sem nenhum tipo de ego inflado.

Temos também o comandante egoísta. É o que não está nem aí para a equipe. Só pensa no seu próprio bem estar. É aquele que não faz nenhum esforço para ajudar, faz apenas por obrigação. É aquele que fica em silêncio sempre e não tem a menor vontade de tornar aquele grupo um time. Normalmente os comissários se sentem desguarnecidos com este tipo de comando. São os que, uma vez um instrutor chamou, de quatro faixas.

Há também o comandante autoritário. Imagino que seja o pior. É aquele que faz questão de impor sua autoridade. É o que gosta de ser chamado de Sr. Comandante e que acha que nós, comissários, somos menores, inferiores e de uma classe pequena. Ele fala com a tripulação apenas o indispensável e tem o ego mais inflado que você possa imaginar. Alguns deste tipo não permitem que a chefe de cabine entre no cockpit a não ser que seja chamada. Rezamos para o voo acabar logo.

Ainda tem os que não se incluem totalmente em nenhum destes tipo acima. O que só trata bem as comissárias e trata com ignorância e indiferença os comissários. Ou então o bipolar, o preconceituoso...e por aí vai.

Quis apenas separar em três tipos, considerando aspectos profissionais.

O comandante é uma figura fundamental e necessária como líder. Voar com um comandante de verdade faz toda a diferença no voo. A tripulação toda se sente protegida e o profissionalismo reina absoluto.

Salve os comandantes de verdade! Com C maiúsculo!

13 comentários:

  1. Adoreiiii a postagem....concordo plenamente, tendo um superior que nos trate bem o trabalho fui naturalmente!!!!
    P.S.:adoro ler suas postagens...rsrsr acho q para quem ainda esta em terra é mto bom, nos dá uma noção do que nos espera la em cima!!!! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shirley! Muito obrigado pelas visitas! Ainda nos cruzaremos nos ares...aí você me diz se o que eu escrevo aqui procede ou não. rsrs

      Bjo

      Excluir
  2. Filipe, você acha interessante fazer um curso de primeiros socorros pela cruz vermelha, para dar um UP no curriculum de comissário? Estou pensando se é interessante/conta pontos ter um certificado e carteirinha de socorrista para as futuras entrevistas, é um trabalho tão concorrido e eu quero trabalhar na melhor: TAM! Hehe =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, qualquer curso que agregue valor ao CV conta. Acho que se eu fosse você investiria em idiomas. Na minha empresa o curso de primeiros socorros é dado durante o treinamento e é bem completo. Se você puder polir ainda mais seu inglês, invista nisso. Bem, isso é o que eu acho. :)))
      Depois me diz o que vc acha!

      Excluir
  3. Olá! gostei do tema. Chefe de cabine seria outro personagem que tenho curiosidade.

    ResponderExcluir
  4. Vinha eu aqui comentar no seu post anterior quando me reparo com esse (rsrs). Pra otimizar e ser prático vou reunir meus 2 comentários nesse aqui. Primeiro parabens pelo aniversário de novo (achei de uma "sinceridade" no seu face vc agradecer ao "facebook" por ter ajudado as pessoas a lembrarem do seu dia que ri uns 2 minutos qdo li)(vc deve ser hilario). Mas continuando, leio o seu blog aqui há um tempo já agora e nunca vi vc deixar de responder um singelo comentario que seja, isso deve ser reflexo de como voce trata as pessoas no dia a dia. Se eu tivesse que te desejar algo, seria isso, nao perca essa caracteristica tão rara, peculiar e nobre! Sucesso!

    Sobre esse post, vou trazer isso para o meu dia a dia e interptretar o comandante como a pessoa que gerencia ou toma conta dos lugares onde passei (nao foram muitos), mas identifico o perfil. e quado se respeita alguem por admiração...as coisas fluem tao mais facilmente...quando a isso nao tme muito o que fazer tambem, até porque cada escala uma tripulação diferente. E pra sua sorte ou nao, um cmte. diferente...o negocio é ter jogo de cintura com os maletas e haverá um amanhã (rsrss). isso aqui tá virando um capitulo inteiro e acho que passei a mensagem. Boa semana Filipe! abraço;

    Junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior! Obrigado pelo Parabéns! rs
      Ah, acho importante responder a quem me visita aqui. Eu fico muito feliz com cada comentário e não poderia deixar de agradecer, sabe?! Faço com o maior prazer! Nem merecia tanto.

      Sua adaptação do meu texto para o seu dia a dia foi ótima! me amarrei! É assim mesmo! Na minha outra empresa era a mesma coisa! rs

      Abração!

      Excluir
  5. Filipe, são tantos os tipos de comandante que você ainda não viu nem a metade! Tem aqueles que até os co-pilotos se sentem inseguros de voar... Tem aqueles que só podem ter passado na prova colando, de tão obtusos que são. Tem os que tem o ego tão inflado que nem cabe na cabine...rsrs Tem o chofer de avião e tem o Comandante!
    Para os primeiros só tem um jeito: CRM neles!!! rsrs

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. rsrsrsrs Imagino os milhares de tipos que já passaram pelos seus vôos. rsrs Espero que o destino seja generoso comigo. :))))

      bjossss

      Excluir
  6. Oi Felipe, tudo bem?
    Gostei muito do seu blog.
    Vc já conhece o meu?
    É o www.diariodoar.com.br, possui o mesmo tema do seu.
    Vamos trocar figurinhas?

    Um beijão,

    Lídia Dourado

    ResponderExcluir

Free Blog Counter