Pesquise, descubra, enriqueça

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A SOLIDÃO


O ano começa com muito trabalho! Muitas horas passadas no céu, muita pressurização e muito mais histórias para contar. Trabalhar em aviação é como escrever uma crônica por dia. Tantas histórias e pessoas passam por nós em tão pouco tempo que se cada comissário decidisse escrever um livro, encheríamos uma biblioteca. E são essas histórias que escreverei aqui no blog este ano.

Como sempre digo, a profissão de comissário tem lados positivos e negativos como qualquer outra. E nada mais negativo do que a solidão no dia a dia de um tripulante.

Fico longe da família a maioria do tempo e quando tenho que ir para São Paulo, para onde moro, quase nunca tem alguém até porque todos estão voando também. Acabo passando a noite sozinho até dar a hora de me apresentar para vôo. Quando tenho que me apresentar para trabalhar, normalmente não conheço ninguém da tripulação. Logo tenho que, pelo menos no início, manter-me distante. Afinal de contas ainda não sei se posso confiar ou não naquelas pessoas. Quando chego no hotel, nem sempre a tripulação marca de sair junto e às vezes fico sozinho no quarto do hotel tentando arranjar formas de passar o tempo.

Ou como aconteceu comigo uma vez quando tive um inativo em Campinas e toda a tripulação era de lá: Fiquei no hotel sozinho. Também tentei encontrar formas de passar o tempo. E de certa forma consegui - mas nada substitui a interação com as pessoas. Foi brabo!

Quando estou numa cidade onde não curto muito passear ou que não tem muita coisa para fazer, fico hibernando no quarto. E quando o tempo é muito grande dá vontade até de falar com as paredes. E não adianta tentar escrever, ler um livro,conversar na internet....às vezes o quarto do hotel vira uma prisão sem saída, pelo menos até a apresentação no dia seguinte. rs

É mais ou menos assim que funciona. Ficamos muito sozinhos sim! E todas as semanas essa sensação de solidão nos invade. O combate é continuar tentando ocupar a cabeça e tentar falar pela internet com o povo que você conhece.

Isso acontece menos quando a tripulação toda se junta, ou pelo menos parte dela, para sair e passear. Aí esses momentos trazem um tom de férias ao negócio todo. É bacana! Todo mundo meio que cura a solidão do outro - e na maioria das vezes sem perceber.

Na verdade, talvez a melhor forma de se curar os momentos de solidão que a profissão traz é encontrando um amor, um relacionamento sério. Mas ainda não passei por essa história para contar. rs

Foto:http://www.metrolic.com/loneliness-and-health-issues-3974/

10 comentários:

  1. Oie Felipe
    Esse é um ponto q nos q ainda nao estamos trabalhando temos q pensar!
    Mas tenho certeza q vc ira encontrar um amor se e se curar dessa solidao =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ah, com certeza, Mandy! Um dia o amor chega! :)))

    Quem ainda nao entrou na aviação deve desmistificar mais a profissão e pensar nos pontos negativos também. Olhar de uma forma mais realista. Isso é importante! Faz parte do processo! :)

    bjo grande!

    ResponderExcluir
  3. Filipe, o amor que você espera vai aparecer no seu devido tempo, não se preocupe!
    Lembre-se do velho ditado: "Antes só do que mal acompanhado!" hehe
    Esses momentos em que a gente se sente solitário são cíclicos e super comuns em quem trabalha em aviação.
    Tudo isso passa, e depois volta, e depois passa, e depois volta...kkk Mas a gente sobrevive!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade Lúcia! Antes só do que mal acompanhado! Pow, outra verdade é que esses momentos de solidao vao e voltam...é um ciclo sem fim. To começando a me acostumar com isso! :)

      Lúcia, moro com um menino comissário da TAM que a mãe voou na Varig por muitos anos. Ela é de Niteroi e o sobrenome é Paredes, mas nao lembro o primeiro nome. Vc conhece?

      Bjosss

      Excluir
  4. Tah mas como eh q faco pra me canditar a vaga???:)brincadeira...eu sei q de vez em qdo bate um vazio cronico e aquela sensacao q falta alguma coisa pra ser feliz... mas eu tento preencher isso com algo q faca me sentir melhor... e assim eu vo levando!Um dia chega viu!?Nunca eh oq tdo mundo diz?N esquece q a voz do povo eh a voz de deus meu nego,abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc nao assinou! Quem se candidata??? kkkkk

      É verdade, temos que preencher de alguma forma e a hora vai chegar. :) To tranquilo com isso! :)

      abço

      Excluir
  5. Olá Filipe!
    Isso é algo que me preocupa bastante, vou me casar agora em janeiro e fazer a prova da Anac em fevereiro...
    Estou muito preocupada com a frequência em que verei meu marido, sendo que moramos em Floripa e provavelmente trabalharei em uma empresa com sede em SP, não sei como farei pra conciliar, pois não pretendemos nos mudar..
    Com que frequência você diria que viaja pro Rio de Janeiro e visita sua família?

    Abraço.

    Ps. Adoro seu blog, é sempre muito esclarecedor e muito bem escrito, já pensou em escrever um livro sobre a profissão? Eu com certeza compraria um exemplar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol,

      A distância da familia é um dos obstáculos que a profissão nos coloca. Mas se realmente queremos voar, tem que ser assim. Você sendo de Floripa, vc pode pedir escala direcionada para lá. Logo, eles irão tentar colocar voos com pernoites em Floripa. Eu escrevi um texto sobre escala direcionada aqui no blog. Dá uma olhada lá!

      Eu tenho escala direcionada para o Rio e consigo bastantes pernoites por lá. Às vezes mais de 8, 9, 10....as vezes a escala muda a acabo perdendo - mas esse risco sempre correremos. Tudo é uma questão de adaptação!

      Muito obrigado pelas palavras! Que bom que esclareço suas dúvidas! Espero poder continuar! :) Nunca tive a pretensão de escrever um livro. Quem sabe no futuro, quando tiver ainda mais histórias para contar?! :)

      abço

      Excluir
  6. ahhhh meu Deus porque tem que ser assim
    quero tanto ser comissaria ,mais odeio ficar sozinha
    i sou muito carente :s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk É tudo uma questão de adaptação! Você vai ter que aprender a conviver mais com sua individualidade! E também aprender a trabalhar um pouco essa questão da solidão. É isso que estou tentando fazer. Fique de boa! Se vc realmente quer voar, vc supera! :)))

      Excluir

Free Blog Counter