Pesquise, descubra, enriqueça

segunda-feira, 11 de julho de 2011

É PURA ROTINA.


Rotina. O dicionário define como: Caminho utilizado normalmente; itinerário habitual; hábito de fazer uma coisa sempre do mesmo modo.

Muitas pessoas que desejam ser tripulantes justificam sua vontade de voar como uma maneira de sair da rotina. Ou você nunca ouviu a frase clássica: "Quero ser comissário porque não gosto de rotina."?

Entretanto quem pensa assim acaba meio que se equivocando porque o nosso trabalho se resume em rotina pura.

É sempre assim, vamos juntos:

Chegamos no DO, nos apresentamos no sistema, e procuramos nossa tripulação. Com a tripulação formada, vamos a uma sala realizar o briefing. Com a aeronave liberada, vamos todos juntos ao encontro da mesma.

Chegamos na aeronave e checamos os equipamentos de emergência. Quem é da galley, faz a contagem dos lanches e assina a nota. Com o embarque, nos posicionamos, realizamos a contagem de passageiros e oferecemos as balas. Após demonstração de segurança realizamos a checagem da cabine.

Após a decolagem, iniciamos o que a própria cia aérea chama no treinamento de: Rotina de Serviço. Uma série de padrões que devemos seguir, sempre. Depois, recolhemos o serviço e ficamos a disposição dos passageiros.

Após aviso do cockpit, preparamos a cabine para pouso, arrumamos a galley e pousamos.

Se o comissário realizar 4 ou 5 trechos naquele dia, ele terá que realizar tudo isso que citei acima 4 ou 5 vezes, é claro. Multiplica pelo número de vôos que fazemos todo mês. Ufa!

Nos pernoites, saímos do aeroporto, encontramos a van e vamos para o hotel. Após o check in, vamos ao quarto, colocamos a camisa na porta para ser lavada e decidimos se vamos dormir, qual a hora da apresentação e se dá para fazer algum passeio, caso alguém tenha sugerido.

Acordamos, tomamos banho, nos arrumamos e vamos ao check out. A van nos leva ao aeroporto e tudo começa de novo. E de novo....e de novo...e de novo.

Nosso cotidiano se diferencia da rotina apenas quando fazemos algum passeio nos dias inativos. O que não acontece com tanta frequência.

Sou ainda muito novo de aviação para explicar com mais detalhes, todavia posso garantir que a rotina faz parte do nosso dia a dia. E devemos nos acostumar com isso. Quem lá no inicio disse que não gosta de rotina, acho melhor aprender a gostar. :)

Eu estou adorando essa repetição toda que, se aproxima bastante da rotina dos terráqueos. Contudo o que diferencia ela das demais é o que tem me apaixonado diariamente.

7 comentários:

  1. Filipe, vou fazer uma pergunta, no final do texto vc diz que a rotina se parece com a nossa aqui "os terraqueos", e que o que diferencia ela das demais é o que te apaixona - Quando vc diz isso, vc se refere a o que exatamente?

    Vc sabe que eu gosto dos seus textos, nao vou repetir isso por que enfim...

    De novo parabéns, e boa semana. Hugs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Junior! Tudo bem?
    O que diferencia é poder abrir meu horizonte a novas culturas e pessoas completamente diferentes das que eu conheço. Isso é fascinante. A viagem cultural que faço todo dia é o que me apaixona.....Obrigado por perguntar....não postei porque achei que fosse ficar poético demais...rsrs
    Mas tá aí minha resposta!:)

    Junior, e vc já sabe que fico feliz cada vez que vc me visita aqui!

    Abção

    ResponderExcluir
  3. Entendi Filipe, eu realmente leio tudo pensando primeiro ou tentando pensar do modo como o autor escreveu, e nessa frase especifica fiquei imaginando um monte de coisas, mas faz sentido, essa "rotina" com tantas coisas 'diferentes" deve ser algo incrivel mesmo, seu texto é leve e ao mesmo tempo não, tem sentimento, parece bobagem, mas aqcho que vc entendeu o que eu quis dizer, é um negócio engraçado. Mas vc escreve realmente bem.

    bom, a gente se fala dia desses espero

    abraço, boa semana

    ResponderExcluir
  4. Muito mais que a rotina, este texto me passou exatamente aquilo que procuro e procurei sempre. O encontro de cultura, pessoas e lugares todos os dias.

    Existe rotina sim na Aviação. Mas ela se repete com PESSOAS diferentes, em LUGARES diferentes a cada dia, ou semana, ou perna....

    É essa busca e o poder encontrar essa cultura, essas pessoas no seu dia a dia é que valem a pena ....

    AMO SEU BLOG. SEMPRE.

    ResponderExcluir
  5. Dani, você captou totalmente a ideia do que eu escrevi! Que bom!
    E pode ter certeza que com isso na cabeça vc vai se fascinar pela carreira!!!!
    Que bom que vc curte meu blog!!! :)))

    Junior,
    Eu entendi exatamente o que vc quis dizer! Parece que vc entra dentro da minha cabeça e tenta decifrar a ideia que passa por aqui no momento em que eu escrevia! Uma viagem! rsrsrs

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Muito bom seus textos, estava procurando algum livro sobre essa "rotina" da Aviação... mas já encontrei!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Isabela, muito obrigado!!!

    Espero poder inspirar vc!

    Grande abraço!

    Filipe

    ResponderExcluir

Free Blog Counter