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quinta-feira, 7 de julho de 2011
QUANDO A TEORIA VIRA PRÁTICA
Aprendemos não só na escola de aviação como também no treinamento da cia Aérea, a lidar com situações de emergência a bordo. E é claro que rezamos para que não precisemos utilizar nenhuma dessas teorias. Mas ainda que com poucos meses de vôo tive que utilizá-las algumas vezes. Não pensei que fosse colocá-las em prática em um espaço tão curto de tempo.
Às vezes tenho a impressão de que tudo acontece comigo. rs É verdade! Sabe quando vem aquele pensamento em sua mente: Porque tudo acontece logo comigo? rs E pior é na hora da tensão, na hora em que tudo está acontecendo você ter que lembrar de tudo que você aprendeu lá atrás.
Já tive fumante no toilete. Pois é, ainda existem tolices desta magnitude. Já tive passageiro convulsionando em meus braços (pior, ele tinha o dobro do meu tamanho). Também já tive passageira levantando na hora exata da decolagem por estar passando mal. Já tive turbulência que levantou meus dois pés do chão.
Fora as pequenas e inesperadas situações de serviço como no dia em que estouraram uma garrafa de guaraná no meu rosto. E as mais comuns como as situações de vômitos nos lugares mais inusitados da aeronave.
Ainda bem que coisas como motores estourados e despressurizações nunca aconteceram e rezo para que nunca aconteçam. :)
O que eu tenho aprendido é a ter calma. E isso não tem como aprender nos treinamentos. Na hora em que "o bicho pega" é realmente difícil manter a serenidade. O negócio é respirar fundo e agir. Não é mais aula prática, é real e acontecendo ao vivo na sua frente.
E não há nada melhor do que a sensação boa que vem em você após resolver o problema. Aprendi e tenho aprendido a cada dia que a calma, a paciência e a discrição são fundamentais nessas horas.
E quer saber, é bom que aconteça logo no início. Pois lá na frente, quando acontecer novamente eu já sei como agir. O ideal seria nunca acontecer, é claro! :)
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Oie Felipe
ResponderExcluirNossa quanto situações hein!
Mas são ossos do oficio, nada q tira o brilho da profissão =D
Bjo
Sempre passando por aqui e sempre Amando cada vez mais este BLOG.
ResponderExcluirEstou passando pelas aulas na escola de aviação e fico me imaginando em suas situações.
Continue dividindo esse pouquinho que para nós, ainda no caminho, é um aperitivo do que queremos alcançar!
Filipe, é cada coisa que acontece a bordo que a gente não para de se surpreender! rsrs Mas se não fosse por isso a gente não teria tanta história para contar.
ResponderExcluirConheço muito a Tetê, mãe do seu colega! Fizemos curso no mesmo periodo em turmas diferentes e depois voei muito com ela e também com o Billy que é o marido dela. Gosto muito dos dois!
Então o menino virou comissário? rsrs Chamo de menino porque eu conheci pequeno (a gente vai ficando velho...).
Se você cruzar de novo com ele, mande um grande beijo para todos eles!
Bjs
Cara, que interessante, o que você faz quando vomitam em cima da cadeira?
ResponderExcluirOi Victor!
ResponderExcluirBem, vomitos, infelizmente, não são tão raros de acontecer. rs
Os passageiros normalmente vomitam dentro do saquinho de enjoo que ficam na frente deles. Mas quando acontece de ser na poltrona, não há muito o que fazer. Se tiverem passageiros ao lado, tentamos remanejar para outras poltronas. Quando não é possível, vale muito a opinião da chefe de cabine - se o avião está para pousa, não há porque limparmos. Agora se estamos em voo de cruzeiro....aí tem que colocar a mão na massa mesmo. Coloque a máscara, a luva e parte para o trabalho sujo.
Quando chegarmos em solo, a limpeza desinfecta o chão e a manutenção troca o assento.
São as mazelas da vida de comissário...r.srsrs
Abração
Qual caso voce considera mais dificil em voo? (ex: gravidez, Passageiro Bebado ou Alterado, Sequestro, etc.)
ResponderExcluirCara, sequestro seria horrível. Mas creio que a pior situação é uma despressurização. O máximo que você pode fazer é pegar a sua máscara e rezar para tudo terminar bem. Não há nada que você possa fazer até que o avião desça a uma altitude segura. Se é que o avião conseguirá descer. Então a sensação de impotência é maior.
ResponderExcluirPara grávidas e e passageiros alterados, temos a técnica. :)