Pesquise, descubra, enriqueça

segunda-feira, 6 de junho de 2011

NEM TUDO SÃO FLORES - MAS PARE DE CHIAR!



Não é sempre que um comissário de vôo vai achar quer voar é maravilhoso. Ou vocês acham que é maravilhoso voar numa tarde ensolarada de domingo enquanto toda a sua família está num churrasco se divertindo? Ninguém vai achar maravilhoso voar na noite de natal, né? Pois é, meu pai sempre me disse que não há bônus sem ônus. E desde que eu entrei para o mercado de trabalho em 2005, sinto que isso é a mais pura verdade.

Imagina só: Depois de fazer Guarulhos-Recife e Recife-Fortaleza, você já cansado percebe que ainda falta mais uma perna, Fortaleza-Belém. Mais tarde você também se dá conta que já é uma hora da manhã e você ainda nem chegou no hotel! É claro que você, mesmo que por alguns minutos apenas, não vai achar que ser comissário é a profissão mais perfeita do mundo.

Se você marca um compromisso numa certa data e sua escala muda inteirinha para aquela semana, você certamente vai reclamar! Se você tem que receber comissaria e limpeza na galley traseira em meio a uma chuva de vento, isso também não vai ser maravilhoso!
E quando o ralo da banheira do hotel entope ou não há conexão de internet no quarto? rs Não tem como não reclamar!

Aí chegamos a uma característica CLÁSSICA do comissário de vôo: Ser "reclamão"! O comissário parece ser treinado para reclamar de tudo! rs No seu primeiro dia você vai se perguntar porque seus colegas de trabalho reclamam tanto e seguramente vai afirmar para si que nunca será daquele jeito. Entretanto, uma semana depois você vai se flagrar reclamando de alguma coisa, por menor que ela seja. É um caminho sem volta! rs Eu mesmo já voei com colegas que eu achava serem a própria Julie Andrews em A Noviça Rebelde, de tão feliz - mas que depois do terceiro dia em uma chave de 6 dias de vôo já estavam reclamando. rs

E a escala??? Não existe traslado hotel-aeroporto onde não se fale de escala. Ou melhor, onde não se reclame de escala. É o assunto mais tradicional de reclamações da história. Imagino a própria Ellen Church reclamando de sua escala! Se o comissário voa pouco ele reclama. Se voa muito, reclama também. Se folga pouco, reclama. Se folga muito, reclama.

Fora quando reclamam do hotel, do café da manhã, da vã, da comida da comissaria (às vezes essa não tem como não reclamar). Tenho a impressão que ficamos muitas vezes exigentes demais. Ou seja, creio em minha humilde opinião que muitas das nossas reclamações não são plausíveis. Reclamamos de coisas bobas. E tem comissário que acaba ficando estressado por coisas pequenas.

O que estou tentando fazer - e parece que está funcionando: Não me privo de reclamar de certas coisas, até porque se não reclamasse não seria comissário. rs Mas tento sempre parar pra pensar se aquilo faz sentido. É claro que vou reclamar se a comida da tripulação estiver feia. Até porque a gente merece algo melhor sim! Agora se eu tenho uma cama boa, um chuveiro de água quente e um café bacana porque vou reclamar da esteira que não funciona direito??? Fala sério, né?
A gente tem que parar pra pensar antes de chiar de alguma coisa! Aquilo pode não fazer muito sentido!

PS. Como eu ri escrevendo esse texto! É exatamente assim! Tá aí, outra maneira de sair desse vício de comissário reclamão é RIR! RIR MUITO! rsrsrsrs

5 comentários:

  1. Filipe, reclamar faz parte do "modus operandi" dos tripulantes, incluindo aí também os pilotos. Ô povinho reclamão! rsrs
    Acho que essa é uma das razões pelas quais a imagem do tripulante nem sempre é das melhores para as pessoas "comuns". Para eles tripulante é metido e arrogante. Já vi colegas reclamando e tratando mal garçons e recepcionistas de hotel exatamente como reclamam do modo com que passageiros os tratam. E minha vontade nessas horas era encontrar um buraco bem grande para eu me enfiar...rsrs Vergonha alheia!
    Mas você está certíssimo em rir de si mesmo e do hábito de reclamar!
    Aliás, isso dá assunto pra mais de metro!

    Sobre o post que você citou, eu já o re-postei. Tinha tirado para dar uns retoques, pois essas memórias são muito importantes para mim, então queria que ficasse perfeito ou quase. rs
    Quando quiser pode deixar seu comentário.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. (DIEGO) Querido Filipe é aquela velha história pessoas que reclamam de barriga cheia,a maioria reclama por não dar valor ao seu trabalho,ou das oportunidades que lhes foram dadas,mas enquanto o mundo for mundo vai ser assim tipow lei da vida,uns reclamam por ter aquilo(ruim ou bom mas eles tem) e outros dando um dedo para poderem ter aquilo do que reclamar!! Adorei teu post! Abração!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Diego, realmente existem muitas pessoas que reclamam a toa - e acabam por vez se estressando por nada...enfim, mas isso faz parte da natureza humana. Não tem jeito - apesar que no mundo dos comissários está bastante acentuado. rsrsrs

    Obrigado mas uma vez pela visita!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi Filipe,dei boas risadas lendo o seu post,pq ontem passei o dia na casa do meu grande amigo que tb é comissário da Tam há 3 anos,falavámos justamente sobre reclamação...mais o que não devemos esquecer de agradecer a Deus por tudo,claro que temos os nossos dias de cão...Mais foi tão difícil chegar lá,enfim mais eu adoro ler o seu blog.
    Um beijo e Bons vôos.

    ResponderExcluir
  5. Kerly!

    Vc está certa!!! O importante é reconhecer e agradecer a graça recebida! :) Reclamar faz parte tbm. rsrs Só não pode exagerar!

    Muito obrigado pelas suas palavras!!! Que bom q vc curte o blog!

    beijao

    ResponderExcluir

Free Blog Counter