Pesquise, descubra, enriqueça

segunda-feira, 27 de junho de 2011

EXISTE VIDA FORA DO EIXO RJ-SP. SALVE A CULTURA BRASILEIRA!


Eu nasci na antiga capital do país, no cartão postal do Brasil, onde nasceu a bossa nova, onde ocorreram as principais manifestações políticas da história, a janela do país para o mundo e a segunda maior economia da nação....eu nasci no Rio de Janeiro. Eu nasci onde dizem nascer as modas. Será mesmo?

Quando comecei a voar, e isso não faz muito tempo, descobri lugares, pessoas e culturas que não pensava encontrar aqui. Como nasci numa cidade grande e sem dúvida importante para o país, cheguei a pensar que tudo com que fosse me deparar no país fora do eixo Rio-São Paulo seria secundário. Voar me trouxe uma resposta oposta. Como dizem, não é assim que a banda toca.

Me deparei com cores diferentes, sabores exóticos e com uma originalidade surpreendente. Voar por esse Brasilzão me ver ficar encantado com esse país, culturalmente falando. Os sotaques, as cores de pele, os ditados populares, os vocabulários...nossa, como nós somos diversos!

Apesar da importância econômica do eixo Rio-São Paulo, não pense que esse é o centro do país. O que nasce neste circuito nem sempre se expande para os outros estados do Brasil. E nem tudo que nasce nas ouras regiões, chega aqui. Logo não sabemos, daqui, como músicas, modas e costumes brilham por lá.

Nós, paulistas e cariocas temos que parar de achar que nos bastamos. A cultura popular, as modas e a identidade cultural do Brasil se expande por cada cantinho deste enorme país. Nada do que é produzido em nossa cultura é secundário ou menos importante. Tudo faz parte de uma grande massa, de um grande emaranhado que se chama cultura brasileira.

O camarão daquele boteco de Fortaleza é tão gostoso quanto a Lagosta do Satyricon, no Rio de Janeiro. O balanço dos Aviões do Forró é tão empolgante quanto o samba de cartola ou a batida house da The Week de São Paulo. Gosto é gosto. Não existe o muito bom ou muito ruim no que diz respeito a cultura. Se você não curte, respeite. Isso tudo aqui é Brasil! E essas diferenças todas, essas coisas todas diferentes e misturadas são fascinantes!

Tenho aprendido muito a gostar do que é Brasil - e se não curto algo, respeito e reconheço aquilo como parte minha também, da identidade do país onde moro, trabalho, sobrevoo e desvendo, cada vez mais! É muito bom! É uma delícia!

9 comentários:

  1. Respeitar as diferenças...vc disse tudo, realmente, tem muito a ser visto e a ser explorado, e principalmente, muitos cliches a serem tirados do que acreditamos conhecer. Olha filipe, já te disso isso várias vezes, seu texto é muito bom, mesmo! Se um dia vc resolver escrever um livro, ou fazer um emaranhado do melhor daqui e colocar em um livro, tô lá na tua fila de autografos.

    Muita luz ai pra ti, e continue nos entretendo com esses seus textos incriveis,

    Boa semana,

    JR

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Filipe! O Brasil tem uma imensa diversidade cultural que vai muito além do eixo Rio-São Paulo.
    E muita gente não se dá conta disso, ou não dá valor ao que nós temos, achando que o que vem de fora é que é bom.
    Nada como ver ao vivo!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. (Diego) Filipe sou o segundo da filha!!
    \0/\0/\0/

    Você escreve coisas incriveis!!


    Abração!!

    Cms Diego.

    ResponderExcluir
  4. Como é gostosso ler seu blog. parabéns. aaa o camarão é mesmo uma delicia haha Beijos

    Att: Alex Moises

    ResponderExcluir
  5. Junior, vc sempre me deixando feliz com seus comentários! rs Valeu mesmo! E obrigado por continuar acompanhando! Tudo de incrível pra vc! Boa semana tbm!

    É Lúcia, estou me redescobrindo e descobrindo o Brasil....é muito bom mesmo poder ver ao vivo! bjoss

    Diego, mais uma vez obrigado pela visita!!! Grande abraço e sucesso, sempre!!!

    Alex! Sabia que alguém iria concordar comigo sobre o camarão! rsrsrs Valeu pelas palavras! Fico muito feliz, de verdade! :)

    ResponderExcluir
  6. Agora,estando alguns meses fora do Brasil é que me dei conta do país que somos.Já visitei lugares belíssimos por aqui mas nada se compara ao que somos enquanto nação,enquanto povo.Essa mistura,essa multiculturalidade é que faz do Brasil um país rico e apaixonante de norte a sul. Pena que o brasileiro ainda não se (re)conhece...Abraços,Filipe!

    ResponderExcluir
  7. Dan, é uma pena realmente que tantas pessoas não saibam ou não reconheçam a nossa maravilhosa riqueza cultural. Espero que um dia este momento chegue e assim, consigamos enfim nos juntar em uma massa politizada e única a fim de lutar por nossos direitos.

    Obrigado pela visita! Curto muito seu blog também!

    Grande abraço!

    PS. Onde você está vivendo hoje?

    ResponderExcluir
  8. ahh não vejo a hora de poder viver tudo isso também =]

    obs.: eu tenho recomendado seu blog pra todos pretensos comissários que conheçp, da escola [eacon] e os que conheçõ por aí, no hasp, internet, etc...

    =]

    To sempre por aqui hein ;)

    ResponderExcluir
  9. Dri,

    Pode ter certeza que sua hora de viver tudo isso vai chegar. E fique segura que será incrível! :)

    Poxa, obrigado por recomendar meu blog. Espero ser um incentivo para quem tem o desejo de voar!

    Grande beijo e mais uma vez obrigado pela visita!

    ResponderExcluir

Free Blog Counter