Pesquise, descubra, enriqueça
sábado, 30 de abril de 2011
PARTE IV: AS ESPERAS
Ser comissário é saber esperar, sempre e muito. Desde que colocamos nas nossas cabeças que desejamos ser comissários temos que aprender a lidar com a espera em todas as escalas possíveis.
Quando prontos para entrar na escola de aviação, devemos esperar a abertura de uma nova turma. E este tempo nos faz imaginar como serão as aula, como serão os professores e os colegas de turma. Quando finalmente iniciamos a nossa formação, entramos em um período intenso de aulas e provas. Ainda durante o curso, descobrimos que para participar do treinamento de sobrevivência devemos emitir um documento chamado CCF (Certificado de Capacitação Física). E para isso devemos nos dirigir a um hospital especializado em medicina aeroespacial. Quando chegamos lá iniciamos mais um longo período de espera para a realização de todos os exames. São horas de espera, onde nossa paciência é testada de verdade! Quando finalizados os exames, devemos esperar mais algumas horas até o documento em questão ser emitido.
Já no fim do curso, após nos formarmos na escola de aviação, temos que esperar mais alguns dias a liberação de nossos nomes na ANAC para que possamos marcar a prova. Depois de marcar, esperamos nervosamente o dia da prova.
Depois de feita a prova, vamos a luta! Lançamos nossos currículos no mercado e seja o que Deus quiser! Aí vem mais um período de espera, pela tão esperada ligação ou pelo tão aguardado e-mail de convocação para seleção. E esse tempo nos faz sentir até dor de estômago! E aí as perguntas desesperadas norteiam nossas mentes. Porque não me chamaram ainda? O que está faltando? Será que fiz meu currículo direito? Será que enviei para o endereço errado? Bem que eu achei que aquela foto não era tão boa assim! Após tantos pensamentos bobos e sem sentido a convocação chega!!!
Agora é hora de esperar o aguardado dia da seleção. É aquela correria para preparar o terno, o sapato, estudar inglês, falar em frente ao espelho, rezar, fazer promessas e coisas mais. Já passada a seleção (todo aquele processo que expliquei nos posts anteriores), entramos num desesperador período de mais espera! Aí sim, essa é de acabar com qualquer um! Você não sabe se foi bom o suficiente, não sabe se eles gostaram de você e tampouco sabe o dia exato que a resposta vai chegar. Às vezes dá até tempo para preparar o plano B caso receba uma reprovação. Se passou do prazo que eles determinaram, é praticamente motivo para suicídio. Quando já estamos de cabelo em pé e sem a menor lucidez, recebemos a aprovação! Tempo para comemorar, chorar, abraçar família, se imaginar em vôo, sonhar com as aeronaves até que.....Temos que esperar o início do treinamento.
A espera pelo treinamento é gostosa. Porque você já conhece alguns colegas de turma nas redes sociais, já imagina como será incrível o treinamento, como será a nova vida em São Paulo e, pricipalmente, prepara sua despedida provisória dos amigos e família. Mesmo com a correria para acertar documentação, novo lugar para morar e tantas outras coisas, esta espera é muito prazerosa.
Depois de três meses de treinamento (no caso de minha empresa), devemos esperar pelo CHT, ou seja, sua licença de vôo. Mais um mês ou mais de espera. Neste tempo você tem tempo para voltar para sua cidade natal, rever os amigos, a família e fazer coisas que você fazia na antiga vida de terráqueo. Mas depois de um mês você já fica sem paciência e louco para voar logo!
Sua CHT chegou! Mais um motivo para comemoração! Mas aí você percebe que tem que esperar a sua primeira escala de vôo sair! Mais ansiedade! rs Depois de mais
alguns dias você finalmente vai voar, depois de todo esse tempo de espera!!! Ufa, sobrevivemos! Não vamos ter que esperar por mais nada! LENDA TOTAL! Você vai continuar esperando, esperando e esperando mais um pouco.
Só que agora é diferente. Esperamos o horário de apresentação, a formação a tripulação, a liberação de aeronave, hora em solo, o embarque e desembarque de passageiros. Ah, também esperamos a esperada ou não chamada em uma reserva ou sobreaviso.
Isso sem contar o tempo que esperamos no consulado para tirar vistos, e na Polícia Federal para renovar o passaporte que aliás, é onde estou agora escrevendo este texto. rs Esqueci de dizer que também voltamos a esperar no hospital de medicina aeroespacial para a renovação do CCF.
Ou seja, para ser comissário há de ter paciência, há de saber esperar, há de encontrar um jeito leve e produtivo de anguentar tantas angustiadas esperas, como
eu agora, que escrevo para passar o tempo.
PS. Falei no post anterior que escreveria sobre o que fazer quando se tem um mala na tripulação. Mas como me inspirei para falar sobre o assunto acima, deixo este assunto para a próxima postagem.
Beijos e abraços a todos!
Filipe
quarta-feira, 27 de abril de 2011
PARTE III: O MEDO DE ENGORDAR
Ser comissário é viver nos extremos do corpo. Trabalhamos em um ambiente pressurizado logo, nosso corpo todo dilata, nossas narinas secam, nossa pele racha e nossos olhos ressecam.Mas não tem nada mais apavorante do que ENGORDAR. rs
Ainda nos vôos de observação, na fase de treinamento, perguntei muito aos comissários sobre o dia a dia, sobre as mazelas pessoais que a profissão causa. Até porque como não existe profissão perfeita, é bom saber logo de início tudo o que te espera no meio do caminho, assim você encara tudo de forma mais relaxada. E uma das minhas dúvidas era sobre a lenda: Todo comissário engorda! Fui buscar relatos e saber os motivos que causavam esta explosão de calorias.
Ouvi coisas do tipo: "Engordei dez quilos em um ano", "Engordei 15 quilos", "Fiquei enorme", "Estou fazendo dieta senão não dá". E por aí vai. Fiquei assustado com o meu possível futuro. rs
Durante o trabalho em vôo não sobra muito tempo para comer. Às vezes a comida que nos é oferecida não é lá muito atraente, por isso ficamos sem comer a tal refeição. Na busca por algo para comer encontramos o tal sanduíche, com muito queijo e um pão totalmente engordativo. Como fazemos várias pernas por dia, faça as contas! Até mesmo quando tentamos evitar o sanduíche, ficamos muito tempo sem comer e isso é péssimo para o organismo, que fica acostumado a acumular gordura.
Fora do vôo, pelo menos a maioria dos comissários busca lugares mais em conta para comer com o objetivo de fazer a diária render, ou simplesmente para economizar. E lugares mais baratos oferecem comidas algumas vezes muito gordurosas e calóricas. Continue fazendo as contas!
Na nossa correria do dia a dia temos que comer muito rápido, e isso também nos faz engordar. Vai somando!
Por causa dos horários loucos almoçamos na hora da janta, jantamos na hora do almoço, tomamos café de madrugada, lanchamos de manhã - e isso dá um nó no organismo.
Ao final desta calórica equação você chega ao inevitável resultado: VOCÊ ENGORDOU!
O que fazer para evitar que isso aconteça? Vou relatar o que estou tentando fazer.
Primeiro estou bebendo muita água! Muita mesmo! Lembre de tomar água! Este pequeno hábito vai ser bom para sua pele e organismo.
Segundo, evito comer os tais sanduíches. Uma vez ou outra tudo bem. Mas não torne esta delícia um vício. Leve de casa uma barra de cereal ou fruta. Na hora do almoço ou janta, faça um esforço e coma a refeição que embarca para você. Pelo menos a salada. Comer um pouquinho da carne também vai te fazer bem. Não faça tanta cara feia para a comida. rsrsrs
Terceiro, evite comer frituras nos lugares que você fica de inativo ou de repouso. Essa dica vale para qualquer pessoa, nós ou mesmo para os terráqueos. Isso não é novidade - já deu um milhão de vezes no Globo Repórter.
Quarto, a maioria dos hotéis que ficamos possuem academia. Vá fazer algum exercício. Qualquer meia hora que seja ajuda. O importante é fazer umas quatro vezes por semana. Eu, por exemplo, tenho sempre dado umas corridas nas orlas das capitais do nordeste. É ótimo porque você sai do ambiente fechado da academia, sente a brisa fresca do mar, vê as modas na rua e ainda se exercita. É revigorante e relaxante. Eu aprovo. rs
Esses pequenos hábitos vão te salvar do "monstro do engorda" que assusta a maioria dos comissários!!!
Próximo post: O que fazer quando se tem na sua tripulação um mala?
Abraços e beijos aos amigos!
Filipe
quarta-feira, 20 de abril de 2011
PARTE II: RELÓGIO, HORÁRIOS, MADRUGADAS...
Para ser comissário de vôo é fundamental saber a diferença entre nós e os terráqueos. É verdade! Se você não conseguir encontrar esta diferença, pode ter certeza que se sentirá um completo perdido e fora do mundo real.
Nós comissários, como estou começando a aprender, não folgamos como os terráqueos, não trabalhamos com os pés no chão, não possuímos horários,digamos, normais entre outras características.
Se você pensa em dormir nas tardes de domingo, ou tomar café da manhã pela manhã, ou jantar a noite, ou dormir de madrugada....bem...pode esquecer! Estou percebendo que ser comissário é ficar totalmente dependente do relógio e perder a rotina que os terráqueos possuem.
Para voar, há que acordar nos horários mais loucos...e dormir nos horários mais inusitados....Enquanto o mundo inteiro acorda, nós dormimos...e quando todos dormem, estamos acordando. De vez em quando nossos horários parecem com os dos terráqueos, mas logo no dia seguinte você é acionado para um vôo de madrugada para Maceió. E aí seu organismo vira de cabeça para baixo!
Como se organizar?
Disciplina é fundamental! Em casa, coloque dois relógios ou celulares para despertar. Nos hotéis, peça chamada de despertar e coloque o celular para te acordar também! Quanto ao organismo, ele sofre mesmo. Não há muito o que fazer além de procurar dormir bastante. A empolgação para conhecer uma nova cidade e a vontade de interagir com a tripulação devem ficar em segundo plano quando o assunto é seu corpo. Não há nada melhor do que assumir um vôo com oito horas redondas de sono! Você fica incrivelmente disposto.
Como tradicional insone, estou começando a dar valor a uma boa noite (ou dia) de sono. E isso é praticamente um milagre! rs No início é uma loucura! Você sofre bastante com os horários e você acha que vai enlouquecer ou virar um zumbi. Mas é normal essa turbulência de início. Mas não esqueça, dormir é o melhor remédio!
Torne o relógio um de seus melhores amigos! E encare a madrugada como um grande desafio gostoso de ser superado. Até porque os vôos de madrugada são os melhores e mais bem pagos! rsrsrs
Próximo post: "Porque será que todo comissário engorda?" Eu não quero!
Abraços e beijos a todos!!!!
sábado, 16 de abril de 2011
UMA NOVA REALIDADE - UM NOVO COTIDIANO: PARTE I - MALA
O treinamento acabou! E aí eu fiquei pensando: Como será agora? Como será o meu novo "cotidiano profissional"? Só mesmo vivendo para saber.
Depois de uma eterna espera de um mês pelo CHT, finalmente a escala saiu! E o frenesi norteou toda minha turma. Um liga para o outro, que se comunica por internet com outro, que sai para um barzinho com outro...todos querendo saber da escala do outro. Esse início é muito gostoso. É quando você está a 100%, com empolgação, vontade e disposto a se entregar. E o grande barato de ser comissário é tentar, por mais difícil que seja, manter este frescor de início durante todos os seus dias de vôo. Assim o trabalho rende e você encara as dificuldades com muito mais tranqüilidade e sagacidade.
Com a escala na mão, parti para mais um desafio: MALA! Aí tinha que considerar os lugares para quais eu iria. No meu caso era o Nordeste. Então nada de casaco e sim camisetas! Eu aprendi, sendo mordomo de um hotel, a fazer e desfazer malas. Por isso pensei que seria muito fácil. Comecei a por tudo que eu considerava indispensável na cama para assim, organizar as coisas. Quando terminei, me vi praticamente sentando na mala para que ela fechasse. rs Era uma mala para apenas quatro dias de vôo! Não achei que devesse tirar nada.
Eu paguei caro por achar que sabia fazer mala! Fiquei pra lá e pra cá pelos aeroportos do nordeste com uma mala pesada que só fez machucar a minha mão. E ainda mais, usei menos de 20% do que tinha considerado "indispensável".
Na minha percepção ser comissário é como ser um cantor em turnê pelo Brasil. Você vive um rotina louca de deslocamentos, passa por vários hotéis, se perde nos dias da semana, se torna dependente de uma tabela de horários e sempre deve estar com a MALA pronta para o que der e vier.
Com este raciocínio em minha cabeça, encontrei meu norte. Não devo preparar a mala para apenas uma rotina de vôo. Tenho que deixá-la preparada para sempre, para o que der e vier. Logo, independente do lugar para qual me deslocarei, tenho que colocar poucos porém essenciais itens. Peças "coringas" de roupas, duas mudas de uniforme, um tênis de corrida, Ipod, carregadores, laptop e claro, produtos de higiene pessoal. Ah, e um bom livro! Pronto, a mala está leve e pronta para qualquer estado da federação!
E assim eu vou aprendendo a viver esta nova realidade!
Próximo post: Horários! Como se acostumar!
Abraços e beijos a todos!
Filipe Eloy
quarta-feira, 6 de abril de 2011
A TEMIDA DINÂMICA DE GRUPO - PARTE II
Pessoal,
Passando a primeira parte, os candidatos, pelo menos até a minha dinâmica, realizam uma atividade em grupo. Não posso detalhar como ela funciona, ou seja, como ocorre em miúdos a atividade. Até porque como eu disse nos posts anteriores, existem diferentes formas de avaliar os candidatos.
Esta fase, segundo minha percepção, é decisiva para o candidato! Logo, concentração total, galera! Nesta parte é super importante que os candidatos mostrem algumas características que, para a empresa,são fundamentais:
TER OPINIÃO - Não fique calado deixando que os outros falem sem parar. Mostre que você está lá para mostrar sua opinião. Mas faça isso de forma tranquila e educada.
SABER OUVIR - Não corte ninguém - deixe os outros também mostrarem suas opiniões.
BUSCAR O CONSENSO - Se você não concorda com o que os outros dizem e a maioria do grupo tem a mesma opinião, veja o que eles farão para convencer você a mudar de idéia. É importante para os avaliadores que não tenha divergências ao final da discussão. Entrem num consenso! Sorria e mostre que está satisfeito com o resultado final da atividade!
*******************************************************************************
Agora, meus amigos, é rezar para dar tudo certo! Seja otimista e não sofra por antecedência! Fique confiante com seu desempenho e analise em casa como você se saiu.
Vou ser honesto: A espera da resposta mata qualquer um de ansiedade! E esta espera pode durar pouquíssimos dias, como também pode levar semanas. Não fiquem paranóicos como eu fiquei! rs A resposta vem para todos!
Eu gostaria muito de falar nos próximos posts sobre o treinamento. Entretanto não posso fornecer certas informações da empresa - não que seja secreto, mas por uma questão de ética profissional, prefiro não falar do assunto.
Vou descrever um pouco como é o dia a dia do comissário. Estou aprendendo como adaptar a minha vida a loucura gostosa da aviação. Seria legal se vocês embarcassem comigo nessa! :)
Abraços e beijos a todos.
Assinar:
Postagens (Atom)