Pesquise, descubra, enriqueça

sábado, 19 de março de 2011

A TRIAGEM


Como vem acontecendo com todos os candidatos a comissários da TAM, a primeira fase é marcada por uma triagem feita na Avenida Paulista, por uma empresa de consultoria em RH chamada RGB. Não sei se a TAM faz seleção de outras formas mas esta triagem tem sido praticamente padrão.

Um grupo de pessoas totalmente nervosas e/ou ansiosas se encontram em uma sala sem saber exatamente o que vai acontecer. Todos de roupa social e tentando ajeitar o cabelo da melhor forma ou sentar de maneira elegante. Todos almejam uma vaga de comissário de vôo da melhor Cia aérea do país!

Ao menos na minha triagem, duas psicólogas se apresentaram e explicaram como seria o processo. Aí vem aqueles formulários que temos que preencher e documentos que devemos entregar para formar o file que irá para a Academia da TAM caso o candidato seja selecionado.

Dica: Se tem tatuagem, diga a verdade no formulário. Se elas se interessarem por você, te chamarão em uma sala separada para verificar se a tatuagem fica a mostra ou não.

Depois somos, um por um, convidados a se apresentar lá na frente para todos e responder algumas perguntas básicas.

Dicas: Preste atenção se sua roupa está realmente ajeitada. Exemplo: Já levante abotoando os botões de seu paletó. A partir do momento que elas te chamam já começam a te observar. Ah, antes de entrar na sala para a triagem, passe no toalete e tire a oleosidade do rosto e verifique se seus dentes estão limpos.

Agora o que eu considero mais importante: Não fale muito mas também não seja monossilábico. Equilíbrio é a alma do negócio. Também não queira aparecer demais porque na TAM a discrição é fundamental.

Não fale baixo - pode demonstrar timidez excessiva e/ou fraqueza. Fale de cabeça erguida e de forma clara. Não grite, é claro! rs Procure encontrar um tom que se faça ser ouvido até o fundo da sala.

Durante esta parte de apresentação, elas perguntarão quais línguas você fala e qual o nível. DIGA A VERDADE! Elas anotam esta informação e colocam no file. Se você passar para a segunda fase (idiomas) o professor terá esta informação na hora de te avaliar.

Eu também recomendo que olhe, enquanto estiver falando, para todos na sala. Inclusive para as psicólogas. Isso mostra total segurança e facilidade de interação com as pessoas. Tem alguns candidatos que ficam bastante tensos ao fazer isso - e que acabam procurando um ponto no horizonte para conseguir falar. Se é assim que você consegue medir as palavras e mostrar segurança, tranqüilo! Eu apoio. Entretanto, olhar para as pessoas enquanto fala, dá um plus a sua candidatura!

Não gesticule demais, não fiquem mexendo no cabelo, nem tremam a voz. Parece muita coisa para quem já está nervoso. Mas é só organizar as informações na mente e mandar ver! Treine no espelho! Ajuda muito!

Não se esqueça de sempre mostrar interesse no que os outros candidatos falam. Não olhe para o nada - não se distraia! Mostrar interesse pelo o que eles falam demonstra que você é uma pessoa que respeita os outros e está sempre disposto a ouvir o que as pessoas têm a dizer.

Depois as psicólogas nos faz você passar pela parte de maior tensão. Neste momento não tem como não ficar nervoso. Elas anunciam que irão dizer os nomes dos classificados. Logo, quem não for chamado deverá se retirar da sala e boa sorte! No meu caso, meu coração foi na boca! De verdade! Fiquei DESESPERADO com a possibilidade de não passar! Mas sobrevivi! E quem já passou por isso sabe o quanto é bom! Este é o primeiro degrau!

Espero poder ter ajudado nesta parte! Parece muita coisa mas para quem realmente deseja ser comissário há muito tempo ou depende disso para um futuro profissional melhor, é fácil! Seja você, seja claro e seja seguro! Não deixe o nervosismo te atrapalhar! Você foi chamado pela TAM, cara! Não largue o osso! Dê o melhor de você que tudo dará certo!

Próximo POST será sobre a segunda fase: IDIOMA!

Beijos e abraços

PS. Para perguntas sobre a triagem, responderei aqui neste post mesmo.

Um comentário:

  1. Belas dicas, quando for minha vez vou usa-las. Tenho uma dúvida: Depois que você se formou no curso, quanto tempo demorou para ser chamado para entrevista? Dizem que fica anos na fila de espera... Que eles só chamam realmente quando compram novas aeronaves...



    ResponderExcluir

Free Blog Counter