Pesquise, descubra, enriqueça

sábado, 4 de setembro de 2010

SOFRER É PAGAR POR ERROS COMETIDOS


Quando acontece algo de ruim comigo, algo inesperado e que me machuca, costumo me lamentar e achar que não merecia tal desgraça. Isso vale para decepções amorosas, profissionais e familiares. Mergulho num mar de melancolia, angústia e um mau humor insuportável. Tento sempre me colocar no papel de vítima e me convencer ser uma injustiça dos céus passar por aquilo. Mas aí, já no fundo da fossa, começo a chegar a conclusões que na hora me parecem surpreendentes.
Como todo ser que raciocina, e neste grupo incluo inclusive animais de outras espécies que não a nossa, cometemos erros. Erros que podem ter graus, níveis e conseqüências de tamanhos variados. Mas fato é que todos estamos suscetíveis às chamadas mancadas. Querendo ou não, sempre acabamos com a festa de alguém. Sempre, involuntariamente ou não, prejudicamos o outro no passar de nossas vidas. E quem fala mal do outro, age de má fé, caçoa de colegas, negligencia um necessitado e por aí vai, está incluído no grupo dos "erradores" (a palavra não existe - tive que inventar porque não aparecia outra mais adequada).
Então, esta linha de raciocínio me invade a mente nos momentos de tristeza extrema. Sou uma pessoa que erra, e erro feio. Como todos, faço coisas das quais não tenho orgulho. Naturalmente, faço besteiras. E como todo mundo aprende desde pequeno, um dia pagamos pelas besteiras que cometemos.
Boa parte das minhas maiores tristezas e decepções nada mais são que as respostas às merdas que eu faço. Por isso, tenho que parar de me vitimizar porque é certo que na maioria das vezes tenho motivos por estar passando por aquela tormenta. É fácil explicar: Se você sofre de amor agora, é só parar para pensar se alguma vez na sua vida você fez alguém sofrer por amor. Provavelmente sim!
A solução é levantar, parar de se lamentar e pensar bem antes de cometer erros que, lá na frente, possam voltar para você de um jeito que você não vai gostar.

2 comentários:

Free Blog Counter