Pesquise, descubra, enriqueça

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

SIMULTANEIDADE - ESTAMOS EM TODOS OS LUGARES



Amanhã eu acordo às 07:20 da manhã. Estou pernoitando em casa, no Rio de Janeiro. Eu devo me apresentar às 08:50 no hotel onde minha tripulação está que, ainda bem, fica perto da minha casa. Enquanto estou me arrumando, meus colegas de tripulação estão acordando em suas camas de hotel e indo tomar banho. Ao mesmo tempo, lá em Brasília, uma tripulação chega no hotel St Paul exausta depois de ter voado toda a madrugada em um bate-volta Rio Branco. Neste mesmo horário, uma outra tripulação já esta dentro de uma de nossas aeronaves em Porto Alegre rumo a Congonhas, São Paulo.

Decolaremos do aeroporto internacional do Galeão às 10:40 da manhã rumo a Vitória. Neste momento temos um ônibus cheio de tripulantes em Congonhas partindo para o aeroporto de Guarulhos. Alguns para fazer reserva, outros para se apresentar para voo. Outro ônibus sai de Guarulhos para Congonhas, com tripulantes que voltam para casa depois de terem voado a madrugada toda ou mesmo porque não foram acionados em suas reservas. Nesta mesma hora outro grupo de comissários se apresenta no hotel Costa do Mar, em Fortaleza, rumo a Recife. Em Recife, a tripulação que aguarda a aeronave vinda de Fortaleza espera no portão de embarque para iniciar um voo para São Paulo.

Eu e minha tripulação pousaremos em Vitória às 11:35 da manhã -  momento em que uma outra tripulação sai de Belo Horizonte rumo a Brasília. Esta aeronave está atrasada, o que implicará na escala do outro grupo que a aguarda no aeroporto de Brasilia. Eles irão regulamentar e ao invés de dormirem em Salvador, irão ficar em São Paulo mesmo. No mesmo horário outros comissários dormem como pedras no hotel de Macapá, depois de terem chegado de Belém às 04:00 da manhã.

Partimos de Vitória às 12:15 rumo ao aeroporto de Guarulhos - quando na mesma hora uma tripulação decola rumo a Buenos Aires, já planejando o que irão comprar no Duty Free. Lá em Buenos Aires, a tripulação que fará o voo de volta para o Brasil está dentro da van em direção ao Aeroporto de Ezeiza.

Pousaremos em Guarulhos às 13:45, exatamente no mesmo momento que outras centenas de aeronaves estarão pousando nos aeroportos das 26 capitais. E no mesmo momento que dezenas de comissários estarão acordando felizes porque ainda estão de férias. Uns estarão nos Estados Unidos, outros na Europa e outros em casa mesmo.

Eu pegarei o ônibus para Congonhas às 14:30. Lá vou encontrar por um acaso um amigo de turma e irei conversar com ele durante todo o trajeto. Ao mesmo tempo que outros comissários de mesma turma se cruzarão em trocas de aeronaves, em pernoites em hotéis ou na rua mesmo.

Quando eu chegar em Congonhas irei correndo pegar a ponte aérea rumo ao Rio de Janeiro. Estou de folga depois de amanhã. Assim que eu descer do ônibus, uma tripulação, já com três comissários, estará dando o embarque do voo JJ3940 lá no portão 5, o mesmo portão para qual eu irei correndo de encontro a eles. E ao mesmo tempo que outra tripulação marca de sair para jantar ainda antes do check in no hotel Slavieiro, em Curitiba. Outra tripulação lamenta que o aeroporto de Londrina fechou e perderão o voo. Outros ficam felizes por terem algumas pontes aéreas canceladas porque ficarão de reserva em São Paulo, ou seja, muito mais lucrativo.

Assim que eu pousar no Aeroporto Santos Dumont, outros colegas meus estarão pousando debaixo de uma chuva torrencial em Manaus e outros estarão morrendo de calor na van com destino ao hotel de Teresina.

Vou chegar em casa umas 18:00, quando outros comissários saem de suas casas rumo ao aeroporto para se apresentarem. Uns voarão para Caracas, outros para Norte, Nordeste, Centro-Oeste ou Sul. Enquanto isso outros estão a 37 mil pés sobrevoando a floresta amazônica ou os lençóis maranhenses.

Depois de traçar minha rotina de fim de tarde em casa e ir para a night, vou dormir feliz da vida na minha cama - enquanto outras centenas de comissários dormem em centenas de quartos de hotéis espalhados por esse Brasil.

Tudo isso acontece todos os dias, todas as manhãs, tardes, noites e madrugadas. Tudo simultaneamente. Estamos em todos os horários e em todos os lugares. Somos onipresentes.

Fonte Foto: http://cly-blog.blogspot.com.br/2011/03/cotidianas-73-hoje-eu-vou-comer-sua.html

9 comentários:

  1. Repito sempre aqui pra você e não canso...você é bom pra caramba com as palavras...e esse texto de idas e vindas ficou sensacional...

    Junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junior! Muito obrigado, cara! Sempre fico feliz com suas visitas!!!

      Excluir
  2. Nossa legal mesmo! Só um apequena correção, há mais ou menos 2 meses o hotel em Curitiba mudou para o Mabu Royal e Premium Hotel. Trabalho lá como garçom no café da manhã. Os tripulantes são sempre os últimos a chegar hehe meus colegas odeiam! Mas como eu sei como é a vida de um comissário eu os faço entender ^^ Abração e bons voos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Dani! Que bom que você os faz entender! rsrs Mas eu sei também que tripulante não é fácil - alguns são uns malas mesmo! rs

      Pra você ver quanto tempo nao pernoito em Curitiba - nem sabia que o hotel havia mudado!
      Vou deixar o Slavieiro como licença poética! rsrs

      Obrigadão pela visita!

      PS Nunca pensou em voar não?

      Excluir
    3. haha....então Filipe, hoje um copiloto e mais 3 cms ficaram até as 11h no restaurante, onde o café encerrou-se as 10h! Mais uma vez meus amigos fizeram cara feia mas eu só ria! ^^ Eu fiz o curso em 2003, já tenho a licença, ainda da época do DAC. Participei de 2 processos na sua empresa mas não passei e fiz um na congênere mas tb não passei. Acabei deixando um pouco de lado porque dói demaaaais você ouvir,ou melhor "ler" um não pra uma coisa que você almeja tanto. Isso foi em 2005, 2007 e 2008. Mas enquanto não dá certo pelo ar vou pelo mar! Estou indo pro meu segundo contrato em um navio cruzeiro, uma experiência muito bacana, cansativa mas estou adorando. Já melhorei bastante meu inglês, aprendi espanhol que eu nunca havia estudado, e mais a frente quero ainda sim voar, é uma chama no meu coração que não se apaga! ^^ Abração e bons voos! Se vier a Curitiba até dia 4 de novembro estarei lá no hotel ainda, se não quem sabe ainda nos vemos quando eu voltar em maio! Fique com Deus!

      Excluir
  3. Isso é fato,
    tudo ao mesmo tempo!
    Bjs e continue com os posts.

    ResponderExcluir
  4. Filipe, você não vai mais postar, não? amo seu blog, já li e reli várias vezes os posts, fico com saudades de posts novos haha. Eu sei que a vida de comissário é corrida, mas você podia fazer um updatezinho, né?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. [matheus]poxa cara ,achei seu blog esses dias mesmo,só suceguei depois que li tudo. gostei demaais do teu blog ,e prendei muita coisa.. pretendo daqui a uns 3 anos engrenar nessa jornada tbm..mas parece que você parou de postar :/ .. volta a postar ainda mais agr que vc ganhou mais experiencia ,assim pode mostrar mais coisas pra quem ta do outro lado e não sabe de muita coisa ainda.. abraço

    ResponderExcluir

Free Blog Counter