Hoje vou ser um pouco mais escrachado e menos poético. Vou dizer o que irrita o comissário! Claro, tudo baseado no que acontece comigo. Mas acredito que todos os colegas concordarão!
Não pensem que puxo os cabelos quando essas situações acontecem. Por mais irritado que você fique, meu amigo, não adianta - você tem que devolver com um sorriso e fingir que está tudo bem! rs
- Passageiros brasileiros têm preguiça de buscar informação. Isso faz com que eles nunca saibam como abrir a porta do toalete do avião, mesmo tendo um aviso GIGANTE dizendo: EMPURRE! Eu falo pelo menos umas 50 vezes por dia a frase: É SÓ EMPURRAR NO MEIO. Pior é quando eles conseguem desmontar a porta do banheiro - ou seja, conseguem o mais difícil! Pior ainda é quando a porta do toalete é de maçaneta, igual a todas as portas do mundo, e eles não conseguem abrir! IRRITA!!!!
- Na hora de chamar o comissário é um festival de atrocidades. Uma das coisas que mais irrita o comissário é o cutuque! É cutuque no braço, no ombro, no cotovelo, e até na bunda, minha gente! rs
Além do famoso cutuque, existem também os "psiu's". Como esse psiu irrita! rs
Mas nada é mais horrendo do que chamar o comissário com um assobio, como se estivesse num botequim. Acontece muitas vezes, principalmente nos voos para o Nordeste. É cultural! O que podemos fazer? rs Bem, eu digo apenas que para me chamar, é só apertar o botão. Eu meio que, delicadamente, ensino a eles. E com certeza eles aprendem!
- Irrita tanto quando você vai abrir a garrafa de coca-cola e ela explode, molhando não só você mas vários passageiros.
- Seguindo o raciocínio da irritação, partimos para o famoso copo de água. O comissário vai até a poltrona 16A e o passageiro da mesma solicita uma água. Todos que estão ao redor ouvem. Logo, o comissário vai a galley e busca o copo de água e leva até o passageiro. Assim que você entrega o copo, o passageiro da 16B pede a mesma coisa. Você volta na galley e pega mais um copo de água. Quando você volta, o passageiro da 16D pede também água. ORA!!! PORQUE NÃO PEDIRAM DE UMA VEZ? Os comissários normalmente voltam umas 3 ou 4 vezes na galley por causa do famoso copo de água!
E não precisamos nos prender apenas na água não. Basta um passageiro ver o outro pedindo qualquer coisa, que ele também vai pedir. É praticamente regra! Aos que querem voar, estejam preparados! Tenham paciência. :)
- Outra coisa que irrita o comissário é quando o passageiro pede algo fazendo cara de sofrimento! "Me vê um copinho de água pra eu tomar meu remédio?". Vocês não tem idéia da cara de sofrido que esse passageiro faz ao pedir essa água! Porque fazer essa cara? Não preciso sentir pena do passageiro para servir uma água. Faz parte do meu trabalho servir! rs
- E quando eles insistem em deixar os pés e cabeças no meio do caminho do trolley? Dá uma agonia!
- Acontece muito na ponte aérea: Passageiro nunca desliga o celular! Nos irrita profundamente quando pedimos gentilmente para o passageiro desligar o celular e eles, ou fingem que não ouvem, ou fingem que desligam. Eles acham que somos idiotas e não sabemos que não basta apertar o botão para desligar o iphone, tem que segurar! rs
- Fazer um voo de 45 minutos, lotado e ainda por cima café da manha, já é bastante corrido. Haja agilidade e sagacidade. E quando você está na passarela em pleno vapor, servindo os passageiros, aparece uma alma não sei da onde e pede um "café com leite com adoçante"....ai tenho que ir lá atrás preparar! Perde-se tempo demais nisso - considerando o tanto que temos que fazer em 45 minutos. Irrita tanto! Faz parte do meu job description, mas que irrita, ah se irrita!!!
- Haja forças para aguentar uma troca de escala de última hora! Você tem aquele voo maravilhoso, aquele que você esperou o mês inteiro para fazer. Aí simplesmente um dia antes a escala muda e você vai parar ali do lado, com um voo curto e sem diárias. Irritante!
- O mais difícil de trabalhar com serviço é você ter que lidar com pessoas que tiveram uma educação diferente da que a sua mãe te deu. Estou na porta do avião com um largo sorriso, solto um empolgante "Bom Dia" e o passageiro tem coragem de passar direto sem olhar na minha cara! Os comissários detestam esse tipo de deselegância! Você oferece o serviço ao passageiro e ele praticamente finge que não te viu e que não te ouviu. Como você se sentiria? É brabo, né? Mas também faz parte - não só lidar com a diversidade cultural, mas também com a diversidade educacional! Solução: Continue sorrindo! Pode ter certeza que o próximo passageiro vai te responder "Bom Dia"! Você será correspondido, uma hora ou outra!
- Talvez o que mais irrita os comissários, desde os primórdios da aviação, é o fato de os passageiros acharem que somos garçons e garçonetes ao invés de agentes de segurança. Acham que somos "bandejeiros" mesmo! Infelizmente eles só mudam de mentalidade quando presenciam uma situação de emergência a bordo, quando temos que agir e por em prática nosso treinamento.
Isso é algo que temos que ter paciência - um dia isso vai mudar. Assim espero!
Oie Felipe
ResponderExcluirEstava sentindo falta dos seus post!
Nossa qria muito ler post assim, é otimo para termos mais noçao no mundo em que estamos prestes a entrar, pois as escolas só pintam a parte da vida cor de rosa e esquece do restante =)
Bjs
Fala ae Mandy! Acho que desta vez estou de volta, de vez! :)
ExcluirBrigadao por sempre me visitar aqui!
Bjo grande!
Oi Filipe, tudo bem?
ResponderExcluirJá estava com saudades dos seus post :)
Então, gostaria de saber o que você acha a respeito da redução de quatro para três o número de comissários a bordo em um terço dos voos domésticos. A GOL já fazia isso e agora a TAM aderiu a ideia também. Eu fiquei um pouco triste com essa noticia, pois almejo tanto essa profissao, mas parece que está cada vez mais complicado...
Desde já agradeço :) Abraço.
Oi Amanda! Tudo bem? :)
ExcluirBem, é claro que nessa história toda há dois pontos de vista: o nosso, trabalhadores, e o empresarial.
Para a empresa, poder reduzir em um comissário os voos domesticos é uma grande economia. Tornar as despesas mais enxutas é o objetivo de qualquer empresa que busca continuar no mercado. Ainda mais na aviação, onde todas as empresas ficam sempre muito endividadas.
No meu ponto de vista, de trabalhador, é uma pena! É claro! Pois às vezes temos que nos esforçar mais. E também deixamos de receber novos colegas na empresa - que obviamente são muito bem vindos, sempre!
Só espero que não aconteçam demissões na TAM, como aconteceu na GOL. Me parece que não haverá. Mas creio que novas contratações demorarão a ocorrer - talvez só na metade do ano que vem. Mas nunca se sabe se bons ventos virão de repente e tudo isso mudará! Também é possível!
Se esse é seu sonho, não desista! Tem Webjet, Azul, Avianca, Trip....alguma delas vai precisar! Você deve ficar animada e enérgica, sempre! Esses sentimentos atraem coisas boas!
Grande bjo
Obrigada pelas palavras, Filipe :)
ExcluirTudo de bom!
Filipe, estava com saudades dos seus posts! Ri muito com as situações irritantes kkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirPor incrível que pareça elas são as mesmas de décadas atrás! rsrs Acho que desde os primórdios da aviação que é assim.
A porta do banheiro e seus mistérios é um clássico! E quando o pax não tranca a porta porque tem medo e vem outro e pega ele de calças arriadas! kkkkkkk
Cutucadas nem se fala! Em relação ao copo d'água, existe uma expressão bem conhecida no meio que diz que quando "macaco vê, macaco quer" rsrs
Então o comissário safo e maceteado nunca leva somente um copo d'agua para a cabine. Leva logo uns dois ou três para não ter que fazer várias viagens.
Espero que esteja tudo bem com você e que você compareça mais aqui no blog.
Beijos
Lucia!
ExcluirKkkk As portas do banheiro sem trancar ainda acontecem muito!!!!! Kkkk muito engraçado!!!!
"mike vitor, mike quebec" A expressao ainda rola muito!
Fico impressionado com o que você diz sobre o comportamento dos passageiros....nao muda em nada! Tudo a mesma coisa!!!! Kkkk
Eu estou bem! Rodando em todos os sobreavisos e reservas....affff Mas faz parte! :)
Acho que dessa vez voltei de vez ao blog! Vou procurar nao guarda-lo mais na gaveta! Rs
Bjo grande
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito bom como sempre!!!
ExcluirAcredito eu ser uma experiência de vida muito rica,as adversidades que um comissário convive em seu dia a dia,com cada tipo de pessoas e suas culturas.
Já estou a espera do próximo!
Bjss
Dani,
ExcluirSão várias as advercidades! Rs O importante é ser sagaz e ter muito jogo de cintura! :) e no fim, achar graça de tudo! Senão você enlouquece! Rsrs
Bj e obrigado pela visita, mais uma vez!
AHAHAHA,
ResponderExcluirBrowsiei por aqui e alí e acabei chegando no seu blog e no seu artigo.
Ri demais! Lembrei das cenas narradas e sofri contigo, e só posso dizer que assino de testemunha nessa.
Valeu, bons voos.
Kkkk Você também voa, ne? Kkkk
ExcluirEntao sabe como é!
Valeu pela visita! Bons voos pea você tambem!
Felipe você é super engraçado,
ResponderExcluirrelata a aviação em sua realidade e com bom humor!
me divirto muito com as suas histórias!
bjs
Aeromoça, que bom que você gosta!
ExcluirEssas situaçoes sao realmente engraçadas! Você não tem ideia! Rsrsrs que bom mesmo que você gosta!
Logo logo volto a escrever!
Bj
Otimo seu blog,Filipe Eloy,sempre leio seus posts..
ResponderExcluirBons voos!
Jakeline! Muito obrigado por acompanhar o blog! Fico feliz!!!!
ExcluirRealmente é sofrível enfrentar todo tipo de gente nos aviões. Mas, tem o outro lado também.
ResponderExcluirEm agosto, iniciei com minha esposa uma viagem de 40 dias pela Europa. Finalizamos com 23 dias em Londres dando uma afiada no inglês. Na volta, no interior de um avião da TAP, a comissária me perguntou o que gostaria de tomar. Respondi em inglês mecanicamente, ela: "só falo em português". Surpreso, pois não fiz de propósito, respondi em português. Isso sem falar que esqueceram de nos servir sendo preciso chama-las através do botão. Bem, isso foi só um caso entre outros. Mas acredito que os passageiros dão muito trabalho para os comissários, principalmente entrar num banheiro recem limpo, todo detonado, parecendo banheiro de rodoviária. Seria legal uma plaquinha nos banheiro, algo como: FAVOR DEIXAR O BANHEIRO LIMPO PARA O PRÓXIMO.
Good luck.
Cmte
Cmte! Sem duvida tem os dois lados da história sim!
ExcluirTenho que admitir que as vezes nao somos faceis!
Tem muita gente acomodada e infeliz na aviaçao e isso acaba refletindo no serviço que eles prestam ao passageiro. E isso é muito ruim porque mancha um pouco a nosso grupo. Mas garanto que se um dia você me encontrar no voo a experiencia será diferente. Tentarei mudar a impressão sua e de sua esposa. Rs
Obrigado pela visita!
Oi Filipe, cadê você??? Temos saudades dos seus posts! Come back, please!!!
ResponderExcluirBeijos.