Pesquise, descubra, enriqueça
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
OS COMISSÁRIOS E SUAS MANIAS - PARTE I
Voar, além de ser muito prazeroso e cansativo, é muito engraçado. Às vezes vindas da cultura familiar, às vezes adquiridas em vôo, nós comissários temos muitas manias. Desde as mais bizarras até as mais engraçadas, eu sempre me divirto com elas. Vou contar algumas que já presenciei, e tenho certeza que muitas ainda estão por vir.
Alguns têm manias mais simples como a de entrar no avião com o pé direito ou fazer o sinal da cruz três vezes. Ou também a comissária que leva seu próprio "bom ar" para borrifar nos toaletes que estão com mal odor. Tem também a comissária que desinfeta toda a galley antes de usar.
Algumas manias são relacionadas a alimentação. Existe o comissário que leva uma vasilha com azeite e pimenta para colocar gosto na comida do avião. Ou então o que pega o peito de frango que embarca para a gente, desfia, coloca manteiga e joga no forno! rs As comissárias de dieta não comem nada do avião - elas levam seus shakes da Herbalife ou suas próprias misturas para comer quando dá tempo. O comissário fortão leva um cacho de bananas e come ele inteiro durante um voo longo. Já aceitei uma dica de uma colega para molhar o bolo, que embarcou de sobremesa para a tripulação, com suco de laranja - depois que sai do forno fica uma delicia!
As mais vaidosas não param de passar seus hidratantes ou borrifar suas aguas termais, compradas em Buenos Aires, no rosto. Algumas comissárias usam desodorantes em aerosol para tirar o mal cheiro de suas satilhas. Descobri uma vez com uma delas que as folhas descartáveis que forram o vaso sanitário são ótimas para tirar a oleosidade da pele. rs
(CONTINUA...)
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
A SOLIDÃO
O ano começa com muito trabalho! Muitas horas passadas no céu, muita pressurização e muito mais histórias para contar. Trabalhar em aviação é como escrever uma crônica por dia. Tantas histórias e pessoas passam por nós em tão pouco tempo que se cada comissário decidisse escrever um livro, encheríamos uma biblioteca. E são essas histórias que escreverei aqui no blog este ano.
Como sempre digo, a profissão de comissário tem lados positivos e negativos como qualquer outra. E nada mais negativo do que a solidão no dia a dia de um tripulante.
Fico longe da família a maioria do tempo e quando tenho que ir para São Paulo, para onde moro, quase nunca tem alguém até porque todos estão voando também. Acabo passando a noite sozinho até dar a hora de me apresentar para vôo. Quando tenho que me apresentar para trabalhar, normalmente não conheço ninguém da tripulação. Logo tenho que, pelo menos no início, manter-me distante. Afinal de contas ainda não sei se posso confiar ou não naquelas pessoas. Quando chego no hotel, nem sempre a tripulação marca de sair junto e às vezes fico sozinho no quarto do hotel tentando arranjar formas de passar o tempo.
Ou como aconteceu comigo uma vez quando tive um inativo em Campinas e toda a tripulação era de lá: Fiquei no hotel sozinho. Também tentei encontrar formas de passar o tempo. E de certa forma consegui - mas nada substitui a interação com as pessoas. Foi brabo!
Quando estou numa cidade onde não curto muito passear ou que não tem muita coisa para fazer, fico hibernando no quarto. E quando o tempo é muito grande dá vontade até de falar com as paredes. E não adianta tentar escrever, ler um livro,conversar na internet....às vezes o quarto do hotel vira uma prisão sem saída, pelo menos até a apresentação no dia seguinte. rs
É mais ou menos assim que funciona. Ficamos muito sozinhos sim! E todas as semanas essa sensação de solidão nos invade. O combate é continuar tentando ocupar a cabeça e tentar falar pela internet com o povo que você conhece.
Isso acontece menos quando a tripulação toda se junta, ou pelo menos parte dela, para sair e passear. Aí esses momentos trazem um tom de férias ao negócio todo. É bacana! Todo mundo meio que cura a solidão do outro - e na maioria das vezes sem perceber.
Na verdade, talvez a melhor forma de se curar os momentos de solidão que a profissão traz é encontrando um amor, um relacionamento sério. Mas ainda não passei por essa história para contar. rs
Foto:http://www.metrolic.com/loneliness-and-health-issues-3974/
Assinar:
Postagens (Atom)