Pesquise, descubra, enriqueça

sábado, 5 de novembro de 2011

ESCALA DIRIGIDA


A base da minha empresa fica em São Paulo. Logo todos os meus vôos se iniciam e terminam lá. E por isso também tenho um canto para ficar na terra da garoa - um canto onde deixo minhas coisas, onde cumpro sobreavisos, me preparo para vôos de madrugada e durmo quando chego muito tarde .

Como é de conhecimento da maioria, muitos comissários não são originalmente de Sampa. E todos nós de fora, ou pelo menos a maioria, fazemos de tudo para sempre voltar para a cidade natal. Buscamos algumas opções que a empresa nos fornece. Uma delas, e que já escrevi sobre, é o passe. Com eles nós voltamos para casa nas nossas folgas e curtimos um pouco as origens.

Outra solução para conseguir voltar mais para casa é a escala dirigida. Podemos assinar um termo de solicitação para que, sempre que possível, tenhamos pernoites nas nossas cidades - se a empresa voar para este destino, é claro. Neste termo de solicitação também abrimos mão de utilizar o hotel que a empresa disponibiliza - porque fica entendido que estou indo para a minha casa; logo não preciso de acomodação.

A minha escala dirigida para o Rio de Janeiro tem funcionado. Tenho conseguido bons vôos. Afinal de contas o Aeroporto do Galeão é o principal Hub da minha empresa, juntamente com o aeroporto de Brasilia. (Ou seja, do Galeao saem vôos para todo o país)

Para mim, ter escala dirigida para o Rio é poder marcar consultas dentárias e médicas com mais facilidade, é poder dormir mais vezes na minha cama, ver mais meus amigos e família, arrumar a casa que sempre fica bagunçada e também resolver pendengas da vida adulta. Como a aviação é uma eterna metamorfose que sofre interferências de muitos meios, nem sempre as coisas acontecem como eu espero. Acontece de o vôo mudar interinho e eu acabo perdendo alguns pernoites em casa - aí tem que preparar o telefone para desmarcar os compromissos. Mas isso não há como mudar - a vida do comissário é cheia de surpresas, sejam elas bem vindas ou não.

Pensando de uma forma mais lírica, ter este tipo de escala me proporciona uma sensação única: a de ter uma vida parecida com as das pessoas normais - daquelas que saem do trabalho e vão para casa. É bom poder conciliar a loucura dos deslocamentos e hotéis espalhados pelo Brasil com a normalidade de dormir em casa depois de um dia típico de trabalho. rs

10 comentários:

  1. É muito bom saber isso Filipe eu não sabia da existência dessa escala dirigida, ai realmente fica bem mas fácil poder ver amigos, família entre outros como vc disse quando eu começar a voar vou ver se faço isso rs

    PS: Seus post são ótimos não para de escrever não cada vez fico mais curioso (Abraços, sou o filho da Lucia rs)

    ResponderExcluir
  2. Fala Leonardo! Tudo certo?

    Valeu mesmo pela sua opinião sobre o blog. Ainda mais vindo de quem....do filho da Lúcia! rs

    Bacana você também querer seguir a carreira! Mesmo sabendo que você tem uma enciclopédia de voo em casa (sua mãe. rs) se eu puder te ajudar com alguma coisa ou tirar qualquer dúvida, estou aí para isso!

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  3. Hehe Valeu Filipe eu já comecei o curso de comissario lá na Cia do ar e agora to na reta final rs, o curso passa muito rápido mas é bom depois q terminar só fazer ANAC e começar a mandar currículos rs

    Só de curiosidade como são as seleções das cias e fato de ter que arranjar um lugar pra ficar em sp ? eu não teria nenhum problema em me mudar só pra saber mesmo rs

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Filipe, obrigada pelo espaço, e já aproveitando, gostaria de saber, você já precisou usar um outro idioma com o passageiro? e quanto ao tempo de espera para ser chamado, como foi? um abraço. Alessandra.

    ResponderExcluir
  5. Leonardo,

    Eu escrevi como foi meu processo seletivo para a empresa aqui no blog. Dá para ter mais ou menos uma noção de como será o seu. Pelo menos para a Tam. Dá uma olhada lá nos posts mais antigos (março).
    Sobre morar em São Paulo, vou escrever um post sobre isso...como foi que tudo aconteceu. rsrs

    Abços

    ResponderExcluir
  6. Alê,

    Eu uso o inglês ou o espanhol praticamente todos os dias em que voo. É muito comum receber a bordo passageiros estrangeiros. Ainda mais para destinos turísticos como Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro.

    Sobre quanto tempo esperei....dei a sorte de terminar o curso de CMS exatamente no fim de 2010, quando as Cias Aéreas estavam contratando em grande numero. Desde quando passei na prova da ANAC até a ligação da empresa, esperei apenas uma semana e meia. Foi muita sorte. :)

    abção

    Filipe

    ResponderExcluir
  7. Oi Filipe eu dei uma olhada nos seus posts sobre as seleções muito bom, me tranquilizo bastante sobre isso tinha varias perguntas que foram respondidas só lendo os posts rs, eu vi também foi só vc fazer a ANAC que foi chamado que sorte rsrs, a quanto tempo vc esta voando ? e sem querer ser chato mas já sendo e as Tripulações que vc pega são boas ? rs

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que bom, ler isso me tranquiliza, estou entrando nessa vida agora, comecei o curso de comissário a menos de um mês (na cia do ar, mesmo lugar onde vc estudou não é?).
    Uma grande preocupação minha é não poder voltar pro Rio, pq tenho uma filha de meses que provavelmente vai sentir muito a minha falta (pelo menos assim espero :P )
    Adoro seus posts, nem sempre comento, mas estou sempre lendo.
    Obrigada por continuar escrevendo sempre que sua escala permite.

    www.amykuroneko.com

    Beijos da ♥ Amy

    ResponderExcluir
  9. Filipe,

    Estarei começando o meu curso em breve e ter encontrado seu blog foi muita sorte, fico muito feliz, ainda sou muito inexperiente no assunto rs, e vc está me ajudando bastante.

    Sei que é importante idiomas para a carreira, mas que bom que vc me confirmou, e que sorte a sua começar logo que fez o curso ! Parabéns.

    Alê.

    ResponderExcluir
  10. Leo,

    Que bom que você gostou dos textos sobre as seleções. Espero ter ajudado! Eu entrei na empresa em dezembro, mas só comecei a voar em abril devido ao longo treinamento de 3 meses e mais um mês esperando minha carteira sair.
    Sou uma pessoa muito tranquila, por isso me adapto aos diversos tipos de tripulação. Nunca tive problemas. Na maioria das vezes elas são legais. Às vezes um ou outro é mala - ou como dizemos "fora da casinha". Mas é só ter paciência e esperar que daqui 3 ou 4 dias você não verá mais aquela pessoa tão cedo. rsrs Esse é o bom da aviação. rsrs

    Amy,

    Que bom que te tranquilizei! :) Ficar longe da filhota é dificil - mas o que vc vai poder proporcionar a ela por causa de seu trabalho não tem preço. Vale muito a pena! :) Obrigado por curtir os posts!!! :) (PS. Isso! Também fiz o curso na Cia do Ar!)

    bjosss

    Alê,

    Fico felizaço por você gostar do blog! Espero comtinuar ajudando e te estimulando a entrar nessa louca vida que é voar! rsrsrs :) Estou a disposição para qualquer dúvida, tá?

    bjo grande!

    ResponderExcluir

Free Blog Counter