Pesquise, descubra, enriqueça

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O PASSAGEIRO PERFEITO - DICAS DE ETIQUETA A BORDO


Supomos que eu seja o passageiro ideal:

Chego na porta do avião e recebo um sorriso seguido de um "Bom Dia". Eu vou olhar para o comissário e devolver o Bom Dia. Isso é de praxe!

Vou procurar o meu assento e se tiver alguma dificuldade pedirei "por favor" para que algum comissário me auxilie.

Ouvirei quando o comissário disser no interfone para eu acomodar a minha bagagem no compartimento acima ou embaixo da poltrona a minha frente. Assim como desligarei meu telefone e ipod quando a comissária anunciar que devo desligá-los.

Na hora em que o comissário me oferecer balas, eu pegarei uma, talvez duas balas e não 10, 20, 30.

Durante o vôo de cruzeiro, se eu quiser pedir algo ao comissário que estiver passando pelo corredor, eu acenderei a chamada de comissário, chamarei pelo nome que estiver no crachá ou simplesmente soltarei um "por favor", um "por gentileza". Nunca, jamais e em hipótese alguma cutucarei o cotovelo do comissário, soltarei em alto som um "psiu", assobiarei ou chutarei o comissário.

Na hora do serviço de bordo, já teria ouvido através do sistema de som as opções de bebidas e não ficarei minutos pensando o que vou beber.

Tudo no avião está sinalizado e ilustrado. Por isso, quando for ao banheiro eu lerei em frente a mim, ou seja, debaixo do meu nariz, a frase: EMPURRE. E não ficarei procurando alguma maçaneta ou buscando formas mais complexas de abrir a porta. Jamais arrancarei a porta tentando abri-la.

Ainda no toalete, lerei ao lado da pia a palavra: LIXEIRA. Logo ali será o lugar onde colocarei meus papeis, e não no chão ou dentro do vaso. Afinal de contas, bem ao lado do vaso há outra frase: NÃO JOGUE PAPEL DENTRO DO VASO.

Se a comissária anunciar que estamos atravessando uma área de turbulência, jamais levantarei.

Se eu passo mal e utilizo o saco de enjoo, eu mesmo levarei o saco ao toalete e não chamarei a comissária para pedir para ela pegar o meu vômito.

Se eu for dormir e usar a fileira de 3 assentos, não colocarei meus pés para fora, no corredor. Até porque vai atrapalhar a passagem das pessoas.

Ao pousar, ficarei sentado até a parada total da aeronave, como o comissário anuncia. Não levantarei com pressa já querendo abrir o bin para pegar minha mala. Afinal de contas, até a porta abrir vai demorar mesmo...não tem porque eu ficar em pé.

Ao ir embora, feliz por um vôo seguro, devolverei o "obrigado" da comissária e irei para minha casa, ou trabalho, ou viagem de ferias....

Se todos fossem assim, deixaríamos de passar por várias situações. E talvez tivéssemos menos histórias para contar.

Próximo Post: A ETERNA TENSÃO DOS EXTRAS

5 comentários:

  1. Ahh se todos fossem assim em todas ocasiões. Infelizmente, e acredito ser um problema cultural, os meus vôos no exterior nunca foram como os nacionais (Brasil). Mas ainda acredito em poucas pessoas educadas.

    ADORO seu blog!

    ResponderExcluir
  2. rsrssr...eu fiquei aqui imaginando que vc deve ter passado por cada uma dessas situações, e em algumas delas, principalmente a do saco de enjoo, deve ser complicado...

    Mas infelizmente existem todo o tipo de pessoa no mundo...e embora nosso povo seja um dos mais recepitivos do planeta, ainda tem que se avançar muito...no quesito "respeito ao próximo".

    Mas tem pax também que vale a pena, nao tem? Aquele que te elogiam? aqueles que tambem fazem um diferencial no seu dia?

    Boa quinta! Abraço Filipe!
    Junior Simão

    ResponderExcluir
  3. Seria um sonho para todos os comisários não é Felipe.Mas olhando pelo outro lado não teria tanta graça assim e como vc disse não teria tanta história pra se contar!!!

    ResponderExcluir
  4. Acho que tudo se resume a uma palavra: Educação.

    ResponderExcluir
  5. Há um linha tênue entre a educação e o costume cultural. Certas coisas devemos entender e aceitar outras não podemos admitir. Mas assim caminha a humanidade! rsrsrs É troca, é aceitação e aprendizado mútuo! :)

    Júnior,

    Já passei por todas essas situações e nem vôo há muito tempo. rs
    Pode ter certeza que ainda vou escrever sobre os passageiros que valem a pena!
    NA VERDADE, ESTE PASSAGEIRO QUE DESCREVI AÍ EM CIMA EXISTE! E EM NÚMEROS BONS! O PASSAGEIRO PERFEITO EXISTE!

    Pessoal, mais uma vez obrigado pela visita! É sempre bom ver a passagem de vocês por aqui! De verdade!

    Beijos e abraços!

    ResponderExcluir

Free Blog Counter