Pesquise, descubra, enriqueça

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A LUTA DOS EXTRAS!


A empresa onde trabalho possui base apenas em São Paulo. Por isso nós, comissários, devemos ter um endereço em Sampa pois todas as nossas viagens se iniciam e terminam lá. Entretanto todos nós viemos originalmente de vários estados do Brasil. Logo, possuímos vínculos familiares e fraternais nas nossas cidades natal.

A empresa nos dá como benefício o chamado "Passe" que nos possibilita viajar pelo Brasil sem nenhum custo, desde que haja assento disponível no avião, é claro. Com esses passes temos a oportunidade de visitar nossos familiares e voltar às nossas raízes para matar saudade do que deixamos para trás. E isso é maravilhoso!

É incrível saber que você vai folgar exatamente no dia do aniversário da sua mãe ou chegar a tempo de pegar um vôo para sua cidade e curtir o aniversário de seu afilhado. Amo São Paulo, mas minhas raízes e meu combustível emocional (família, amigos e lugares) estão no Rio de Janeiro. Os passes são ainda mais importantes para quem é casado e possui filhos. É bom voltar para casa e receber carinho de quem gosta de você, por mais bicho solto que você seja.

Como disse, só conseguimos embarcar quando existem assentos disponíveis no avião. Somos os "tripulantes extras não remunerados".
Mas...e quando tem mais tripulantes do que assentos? Como fazemos? No caso da minha empresa a hierarquia é fortíssima. Ou seja, Comandantes, Co-pilotos e depois comissários. Quando o assento é "disputado" apenas por comissários, a regra favorece os mais antigos. Justo, não?!

Mas dá dó, por exemplo, quando vejo uma comissária que trabalha há 6 anos na empresa ficando em solo porque um co-piloto que está na empresa há 2 meses passou sua frente e ficou com o assento. Isso já não seria tão justo assim, né? Mas Hierarquia é Hierarquia.

Quando somos em grande número o negócio todo complica. Comissários do Rio de Janeiro e Porto Alegre sofrem para voltar para casa. Somos em grande número na empresa. Os cariocas tem a vantagem de possuírem a ponte aérea - de 30 em 30 minutos temos voos. Mas os gaúchos enfrentam uma via cruzes para poder embarcar.

Depois que todos os passageiros embarcaram, nós entramos no portão, damos nosso cartão de embarque e praticamente formamos uma fila perto da porta do avião. Nos horários tranquilos nem precisamos fazer isso. Mas quando os voos lotam, fica aquela fila de tripulantes rezando para ter assento. Quando o cms é de uma turma nova, ele fica já sem esperanças quando a fila está grande.

E quando você acha que vai embarcar e, aos 45 do segundo tempo, chega uma comissária da turma 60 e passa a sua frente - pode dar adeus àquele voo. rs Ou o co-piloto que chega quando você está praticamente entrando na aeronave...pode dar meia volta e esperar o próximo.

Para fugir destas filas e desta angústia de não saber se vai conseguir embarcar ou não, buscamos os horários alternativos. Aqueles horários de voos mais tranquilos. Normalmente quando se é mais novo, esta é a opção mais segura! O número de comissários aumentou muito neste último ano - mas o número de voos praticamente nao mudou. Então devemos nos precaver para não correr riscos.

Digo isso depois do "drama" que passei no dia 30 de dezembro de 2010, quando ainda era um comissario de fraldas e estava com o meu primeiro passe na mão. É claro que a data era totalmente não favorecida ao nosso lado. Todos os voos lotados e eu fiquei 9 horas no aeroporto tentando embarcar. Só consegui na última ponte. Os comissários não paravam de chegar e eu, como era da última turma, sempre ficava para trás. Uma luta que me fez pensar duas vezes antes de tentar embarcar em horários e datas de grande movimento.

Na maioria das vezes voltamos para São Paulo um dia antes de nosso voo, ainda durante nossa folga, com medo de não conseguir embarcar no dia seguinte. Alguns comissários já faltaram em voo porque o aeroporto de sua cidade fechou ou porque não conseguiu embarcar por não ter assento disponível - isso foi o que ouvi falar.

Pois é, essa nossa luta para voltar para casa e para voltar para base vai sempre acontecer. No meu caso, até a empresa criar a Base Rio, que está saindo do forno. Hummm
Mas por enquanto só para os tripulantes da Internacional. :( Mas eu ainda vou chegar de voo e dizer: Estou indo para casa.

5 comentários:

  1. Oie Felipe
    Eu realmente tinha algumas duvidas sobre isso!
    Adorei o post e principalmente o esclarecimento...
    Bjao

    ResponderExcluir
  2. Pensar que eu estava estudando TIF antes de abrir seu blog!!!!

    ResponderExcluir
  3. Entao Filipe...primeiro tenho que elogiar o fator esclarecedor, foi realmente muito clara sua explanação, tinha duvidas sobre isso, rsrsrs. E realmente poder voltar pra casa, depois de tudo é algo que nao tem preço. Como diz a celébre frase que se imortalizou no final de O Mágico de Oz - "There's no place like home". Poucas palavras que representam sentimento! É bom saber que não importa onde se esteja, smepre se pode voltar aos seus. Ao seu ambiente. e eu que estive poucas vezes, sou um apaixonada pela sua cidade, imagina voce que se criou por lá...

    De qualquer forma, nao importa...onde quer que qualquer um tenha nascido..."Não há lugar como o nosso lar".

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Querido, não deixe de escrever!! Pode ter certeza que muitas pessoas estarão acompanhando você! Sucesso!!

    ResponderExcluir
  5. Amigos,

    Muito obrigado! Feliz demais com o que eu leio frequentemente de vocês!

    Junior, falou tudo! There's no place like home!

    bjos e abraços! e sucesso, sempre!

    ResponderExcluir

Free Blog Counter