Pesquise, descubra, enriqueça

terça-feira, 24 de maio de 2011

O VÔO E SUAS HISTÓRIAS


Acho que nunca privei minha imaginação de viajar longe. Às vezes gosto de criar histórias em minha cabeça e fico entretido com o que ela produz.

Nos vôos mais curtos fica difícil observar minuciosamente os passageiros. É tudo tão rápido que basta um espirro e você já fechou uma ponte aérea. Entretanto, nos vôos mais longos gosto de prestar bastante atenção nas pessoas que estão a bordo.

Gosto de imaginar possíveis histórias que justifiquem as viagens de cada uma daquelas pessoas que estão ali, sob meu olhar. Se possível, consigo extrair histórias reais. Se não, viajo em possibilidades.

Gosto de observar aqueles que viajam de avião pela primeira vez. Imagino em quantas parcelas aquela passagem foi dividida e como aquele momento é importante para aquele passageiro. Gosto de pensar na emoção e medo que eles sentem quando o motor dá força máxima para subir. Gosto de pensar na emoção que será quando essa pessoa chegar em São Paulo e encontrar familiares que não vêem há muito tempo ou se encher de expectativas para uma vida nova.

Observo as crianças que viajam desacompanhadas. Pais separados e em cidades diferentes. Como deve ser para elas? Porque será que os pais dela se separaram? Algumas me parecem a vontade e experientes na arte de viajar sozinhas. Outras me passam a sensação de medo e desconfiança. Nunca imaginei viajar sozinho quando era criança. Imagino o pai aflito no desembarque do aeroporto esperando o filho ou filha. Há quanto tempo que eles não se vêem? E se ele tiver outra família? Às vezes as crianças não me parecem muito felizes.

Vejo os executivos. Aquelas expressões de cansaço me deixa exausto. Sempre com os laptops e/ou blackberrys a postos. Imagino que tenha sido um dia de intermináveis reuniões e que eles não vêem a hora de chegar em casa, ver a família e tomar um banho quente. Tento ver pelas suas reações se o dia foi produtivo ou não. Gosto de pensar no quanto alguns estudaram para estarem ali. Mesmo que cansados, satisfeitos.

Ao transportar pacientes, gosto de imaginar a esperança de cura dentro daquela pessoa. Ela está indo a caminho de algum hospital realizar um tratamento ou de repente atrás de um doador. O mais interessante é que dos poucos que transportei, nenhum me passou sofrimento. Muito pelo contrário, eles me passaram confiança e amor.

Nos vôos de conexão internacional vejo aquelas famílias que vieram dos Estados Unidos cheias de sacolas da dutty free. Gosto de pensar nos presentes dentro daqueles sacos. Para onde estes presentes irão? Para as mãos de quem? Será que a pessoa vai gostar? Gosto de imaginar as astronômicas faturas de cartão de crédito que esses passageiros terão que pagar.

Vejo as expressões de passageiros que por algum motivo estavam há horas esperando no aeroporto. Observo o alívio de finalmente estarem indo para casa. Tento imaginar o que fez aquela pessoa esperar e há quantos dias ela não vai para casa.

É fácil também perceber casais em lua de mel. As alianças brilhando, a roupa novinha comprada especialmente para a viagem, aquela paixão de início, a felicidade de uma nova vida. Gosto de pensar no destino, no hotel que ficarão e nas fotos que eles vão tirar.

Ao transportar famosos, imagino que aquela deve ser a centésima viagem do ano. Isso explica a vontade de ficar no cantinho, descansando e sem ser percebido. É um momento de intimidade, mesmo fora de casa. Ali eles são como todos os outros. Aliás, eles são como todos os outros. Mas dentro do avião, para mim, isso se passa mais real do que nunca.

Gosto de pensar em cada membro da tripulação e como o caminho de cada um foi traçado até chegar ali. Gosto de pensar no que aqueles colegas de trabalho deixaram para trás para estarem ali. Imagino quais são as pessoas que dependem daquele tripulante e quais são seus planos para o futuro.

Gosto de me imaginar dentro da aeronave observando essas pessoas, fotografando momentos, ouvindo histórias, criando leques de possibilidades e viajando em cotidianos diversos. Tenho gostado muito do que faço. Estar no meio do caminho de todas essas pessoas me faz sentir bem...talvez até mais...faz sentir-me, mesmo que por poucas horas, essencial.

12 comentários:

  1. Bom dia Filipe...

    E... com toda certeza um dia, assim como eu, você esteve sentado no lugar de um desses passageiros. E quem sabe, não observou o trabalho do Comissário com olhos diferentes daquela visão: "ele tá ali pra servir lanchinho..."

    No primeiro vôo todo aquele rebuliço por dentro, sem saber o que iria ou poderia acontecer. Num simples ato de desespero, quando o medo tomou conta, caminhar para trás na porta de um avião, então ser abordado pelo Comissário que vendo o medo estampado nos olhos, num gesto gigante, estende a mão e com três palavras te faz ganhar o mundo: "CONFIA NA GENTE!". Foi assim... Professor, perdido no interior do ES, na realização do sonho de voar, passagem parcelada a perder de vista no cartão do amigo... kkk "Ele não tá aqui só pra servir lanchinho.!?"

    14/12/2006 - inicia-se uma fase de curiosidades...
    16/01/2008 - a curiosidade transforma-se em ousadia...
    06/08/2010 - o primeiro e decisivo passo...
    22/09/2010 - penso que "dá pra ir mais longe"...
    19/10/2010 - descubro a minha "paixão por voar e servir"...

    25/05/2011 – lembra daquele passo ousado, no meu caso o de 2008? Muitas pessoas falavam comigo de uma tal doença e eu achava aquilo totalmente desnecessário... Nada poderia ser tão, digamos, avassalador... “Uns nascem com; outros desenvolvem no “caminho”; em alguns ela ainda não se manifestou, mas vai manifestar...”
    Eis-me aqui, literalmente contaminado, e assumo, com orgulho e boca cheia... ESTOU DOENTE!!!

    Tenha uma ótima semana irmão!!! Deus continue te abençoando sempre!!! SUCESSO!!! Always Ahead!!!

    ResponderExcluir
  2. seu blog é simplesmente VICIANTE!!

    ResponderExcluir
  3. muito bom esse texto seu filipe, realmente muito bom, isso daria um livro incrivel um dia, parabesn pela historia e pela maneira de enxergar as coisas. abraço
    JR

    ResponderExcluir
  4. Gustavo, me lembro muito bem do dia em que conversamos ao telefone e você me contou sobre sua primeira viagem de avião. Muito bom de ouvir! Tenho certeza que essa trajetória toda culminará na aprovação em uma seleção e posteriormente no primeiro vôo profissional. E espero que seja na vermelhinha...rsrsrs

    É muito bom poder compartilhar histórias como a sua aqui no blog. Certamente é fascinante para quem ler. Obrigado, cara!

    grande abraço e excelente semana para vc! sucesso, sempre!

    ResponderExcluir
  5. Aline, valeu mesmo! Você que é extremamente simpática!

    Junior, obrigado pelas palavras! Será mesmo que daria um livro? rsrsrs

    abraços, amigos

    ResponderExcluir
  6. Se puder contribuir, da forma que for... Conte comigo...

    E, já constatei... Meu sangue é vermelho... rs

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  7. Filipe!! Muito bom este texto!! Parabéns!!
    Sou seu Fã!!!!



    Abração!!

    ResponderExcluir
  8. que delícia seu blog, cara! fascinante!
    a sua percepção do mundo me leva longe.
    obrigado.
    ah! concordo com a aline: é viciante mesmo!!

    abraço e sucesso, sempre!!!

    ResponderExcluir
  9. Filipe, tenho acompanhado seu blog "às escondidas", mas hoje, com um pouco mais de tempo, preciso deixar minha admiração pelos textos, por sua vida compartilhada conosco! É fasciante e viciante mesmo! Um estímulo em busca da minha realização profissional e pessoal também! Beijo

    ResponderExcluir
  10. Cleberson e Vivi - sem palavras para agradecer! Tenham certeza que o que escrevo aqui é totalmente sincero e inteiramente meu, o que sinto e como vejo as coisas acontecerem no meu cotidiano profissional. Nossa, muito obrigado mesmo - nunca pensei que o que escrevo fosse, de alguma forma, tocar as pessoas. Fico muito contente com as menssagens de vocês!

    Abraços e beijos sinceros a vocês, grandes pessoas! :)

    ResponderExcluir
  11. Filipe! Parabéns pelo blog!
    Comecei a ler hà alguns dias e agora sempre acompanho... pelo jeito que escreves, pelas histórias e sentimentos! Gostei muito!
    Também sou bastante observadora assim como você!
    Espero não demorar muito a começar a voar (estou em processo seletivo) pra poder me sentir assim como tu te sente!
    Párabens e bons voos!

    ResponderExcluir
  12. Luiza, se vc botar fé e se empenhar, tenho certeza que não vai demorar para vc entrar na aviação. Que bom que vc curte o que tenho para falar....fico lisonjeado.
    Espero ter logo logo noticias boas vindas de vc! ;)
    muito obrigado pela visita!

    abração!

    ResponderExcluir

Free Blog Counter