Pesquise, descubra, enriqueça

segunda-feira, 16 de maio de 2011

O REAL VALOR DAS PALAVRAS.


Nós, comissários, pelo o que tenho observado no cotidiano da profissão, lidamos com clientes de diferentes níveis sociais, de todos os cantos do mundo, de religiões e crenças totalmente diversas - e isso todo mundo sabe. Mas deixemos os clientes para depois. Olhemos para dentro, para a categoria. Para ser comissário é fundamental saber o valor da palavra DIVERSIDADE.

Nós trabalhamos num grupo de pessoas com as seguintes diferenças: cor, religião, orientação sexual, comportamento, cultura, objetivos, formação familiar e escolar. Todos juntos e misturados trabalhando na mesma empresa, na mesma função. Por isso que, num processo seletivo se valoriza tanto saber trabalhar em equipe. Saber conviver e trabalhar com pessoas tão diferentes de você é um grande desafio. Bem, ser desprendido de qualquer tipo de preconceito é o primeiro passo.

Quando se viaja muito, abre-se um horizonte sem igual na sua frente. Você começa a enxergar o mundo de uma forma diferente e aprende a verdadeira essência de outra importante palavra: TOLERÂNCIA. E o comissário deve tirar proveito de todas as viagens para dar um valor real a esta palavra.

Durante o vôo, é natural que cada um tenha a sua maneira de trabalhar e tenha concepções às vezes opostas às de outros comissários. Para manter a harmonia em vôo o comissário descobre a importância de outra palavra: RESPEITO.

Um vôo onde todos aceitam as diversidades dos outros, onde todos são tolerantes (na medida certa) com os atos dos outros e onde impere o respeito mútuo não tem como não ser bem sucedido. Assim sendo, o comissário descobre um grande achado: o valor da palavra EQUILÍBRIO. Um ambiente de trabalho equilibrado é saudável e só traz benefícios. Um vôo em equilíbrio reflete no atendimento ao passageiro e na forma como os dias de pernoites e/ou inativos serão: Perfeitos!

Nos vôos, o que mais acontece é um achar o outro "sem noção". Se você acha um colega de trabalho chato, deixa para lá! Se for algo que não comprometa o seu trabalho ou o bem estar do vôo, deixe que ele seja assim. Não fique falando mal dele para o outro na galley. rs Respeite-o. Se você acha que ele fala demais, deixe que entre por um ouvido e saia pelo outro - mas sem, claro, destratá-lo. Arranje algo que te ocupe e não o faça falar tanto.

Alguns se acham muito engraçados. Se você não gostou de alguma brincadeira, fale na boa. Ou então finja que não é com você. Pense no vôo, foque no serviço! Deixe ele falar! Ou melhor ainda, às vezes entrar na brincadeira é a forma mais rápida de sair dela! Pense nisso.

Se você acha que existem alguns que não gostam tanto assim de trabalhar, deixe-os assim. Enquanto você puder dar toques e dicas, tudo bem. Se a pessoa se fez de desentendida, faça o seu trabalho e ponto. Se for algo que você possa fazer a mais, adiante seu lado e faça. Mas também não vai deixar a pessoa totalmente acomodada.

Sobre assuntos diversos de galley, todo mundo deve respeitar a opinião do outro. É bom trocar informações e experiências. O importante é a troca!

Isso tudo eu tenho aprendido nos vôos que tenho feito. Lá em cima a gente aprende de forma muito mais rápida do que se trabalhássemos em terra. Nosso valores se enriquecem na velocidade de um AirBus....basta querer.

Sinto que esse tipo de assunto pode se desenvolver muito mais - mas a minha cabeça, que não para um segundo, às vezes bloqueia. É como se minha mente precisasse de mais acontecimentos, experiências e palavras para continuar a história - e assim, poder ser impressa aqui no blog. É uma viagem! :)

3 comentários:

  1. Oie Felipe
    Muito bom vc abordar esse assunto, um dos motivos pelo meu interesse pela profissão é não ter que conviver com as mesmas pessoas todos os dias!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Filipe,
    parabéns pelo blog! é tudo que eu procurava para entender mais da rotina dos comissário!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Meninas, muito obrigado pelos comentários!!! Vc's não tem idéia de como fico feliz!!!! :))))

    ResponderExcluir

Free Blog Counter