Pesquise, descubra, enriqueça

sexta-feira, 20 de maio de 2011

BICHO SOLTO E DESPRENDIDO.


Sempre me senti um cidadão do mundo. Sempre pronto a explorar lugares, conhecer pessoas e vivenciar experiências. Me sinto e sou definitivamente um bicho solto. rs Essa minha característica tem me ajudado muito no dia a dia da minha profissão. O fato de ter que se deslocar para vários lugares do país, dormir em várias camas diferentes, ver pessoas sempre diferentes das que eu vi antes não me impactou. Muito pelo contrário! Só ratificou esta parte da minha personalidade.

Quando eu chego em uma cidade, tenho vontade de explorá-la. Ou até mesmo vontade de ficar hibernado no hotel. Considera-se também o fato de a tripulação estar disposta ou não a fazer algo naquela cidade - até porque nem sempre é bom andar sozinho por aí. Mas e eu? Bicho solto do jeito que sou acabo fazendo as coisas sozinho quando o grupo não quer. Onde quero chegar: Para ser comissário é vital você ter uma certa individualidade e desprendimento com o mundo. Essas duas vias caminham juntas.

Existem os momentos em que teremos que ficar sozinhos no quarto do hotel porque está chovendo , por exemplo. Terão vezes que ninguém irá na feirinha com você. Haverão vezes que você se sentirá sozinho e provavelmente sentirá falta de casa. Mas se você souber trabalhar a sua individualidade, conseguirá tirar proveito do seu dia. Você fará coisas que, se estivesse em grupo,não conseguiria realizar.

Agora, por exemplo, estou de repouso em São Luís. O tempo está ruim e a tripulação está nos seus respectivos quartos. Aproveito este tempo sozinho para ler, escrever, pagar contas, conversar com quem ficou e arrumar a mala. Antes de entrar na empresa, fiquei parado alguns meses, e este tempo me fez ficar totalmente dependente das pessoas, sentimentalmente falando. Não conseguia ficar sozinho - tinha perdido um pouco minha individualidade. Agora que voltei a ativa, todo esse meu "desgarramento" com o mundo voltou. Tiro prazer dos meus momentos sozinho e curto eu mesmo da melhor maneira possível.

Se quero dar uma volta, correr na esteira ou comer alguma coisa, sempre participo às pessoas. Mas se eles têm outros planos individuais, não deixarei de fazer o que tinha planejado. Às vezes isso acontece, e é bastante normal.

É até legal também você virar craque em hotéis. Saber apreciar uma boa cama, um bom chuveiro, aquele lençol lá de Manaus que é maravilhosamente macio....rsrs Quando o quarto é bom e a vista melhor ainda, o prazer de ficar sozinho é ainda maior! :) Quando tiro proveito dos pernoites ou dos poucos inativos que tenho, falta até hora para fazer tudo que tinha planejado. Muitas vezes, saio com a tripulação e os planos individuais caem por terra - mas isso também é maravilhoso!

De forma geral, o que mais gosto numa viagem e que sempre me fascinou é o "voltar para casa". Eu volto com um olhar diferente da minha cidade. Enxergo características maravilhosas nela, que nunca tinha percebido. Como também adquiro um olhar mais crítico das mazelas dela.
Como comissário, esse "voltar para casa" se repete freneticamente e mesmo sendo assim tão solto no mundo, fico cada vez mais apaixonado pela minha cidade. Acho deliciosa a sensação de voltar para casa. Para sentir isso tenho que viajar e minha profissão tem me proporcionado este prazer pelo menos uma vez por semana! Que incrível! Isso traz um espírito de liberdade enorme dentro de mim!

9 comentários:

  1. Filipe...

    Mais uma vez cara, PARABÉNS!!! Como disse no POST anterior... Estou me vendo!!! Logo logo serei um "bicho solto e desprendido".... Quase um bicho solto e DESGARRADO...
    Por mais incrível que seja, esse pensamento de como minha cidade estará quando voltar é o que me deixa mais curioso; e também o COMO ME OLHARÃO!? Os burburinhos já rolam na cidade. Cidade pequena, do interior... Sabe como é!!!

    Tenha um ótimo fim de semana. Se no AR, bons vôos; Se em TERRA, bom descanso.

    Abração!

    Gustavo Tozzi

    ResponderExcluir
  2. Gustavo,

    Muitos de nós, comissários, passam mais ou menos por caminhos parecidos....mas poucos escrevem sobre isso... Que bom vc projetar que passará por estes caminhos tbm - isso te dá mais força e foco nos seus objetivos!!!

    Mais uma vez obrigado pelas palavras!!! :)

    Tenha um ótimo final de semana tbm! Estou no ar...rsrs no meio de um vôo de 6 dias! rsrs

    Abração cara!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Filipe! O hotel que você fica em Manaus é o Tropical? Eu já fiz excelentes SPAs por lá! Delicia!
    Mais uma vez parabéns pelo blog e pela generosidade em compartilhar suas experiências. Vou indicar seu blog para os alunos como "leitura obrigatória"! rsrs É sempre bom ler os posts de quem está vivendo a profissão em tempo real.
    Incrível como em tão pouco tempo você já assimilou o espírito das coisas.
    Beijos e bons voos!

    ResponderExcluir
  4. Oie Felipe
    Nossa não vejo a hora de sentir essa liberdade, esse individualidade e saber como será minha adaptação a tudo isso!
    Bjão

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a Mandy, Estou muito ansiosso pra tudo isso!

    Abração Filipe!!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom seu blog Eloy!
    Escreve com a alma, e por isso consegue transmitir tanta emoção em meio a tantos detalhes...
    Parabens!

    ResponderExcluir
  7. Olá Filipe td bem? Quando vc entra em regulamentação a Cia Aerea paga a hospedagem de vocês?

    ResponderExcluir
  8. Se você está fora de sua base e por questões de atrasos de vôo ou outros imprevistos inesperados você regulamenta, a empresa hospeda a tripulação nesta cidade até que ela possa voar novamente, ou seja, no mínimo 12 horas depois.

    Abração!

    ResponderExcluir
  9. Esse foi um dos textos no qual eu mais me identifiquei, de todos que você já escreveu... E, é exatamente por ser "um bicho solto" que eu me apaixono cada vez mais por essa profissão de comissária... Ainda não sou uma, mas por essa característica e outras, essa profissão tem tudo a ver comigo.

    ResponderExcluir

Free Blog Counter