Pesquise, descubra, enriqueça

terça-feira, 9 de setembro de 2014

SAM 26: O DIA EM QUE TUDO VIROU DE CABEÇA PARA BAIXO.




Julho de 20013 - Eu estava num bar almoçando com um amigo num dia de domingo ensolarado em Ipanema. De repente recebo a mensagem de outro amigo, um comissário colega de trabalho. Era final de julho e a escala de agosto estava por sair. A publicação da escala sempre gerava muita expectativa pois saberíamos para onde iríamos, quantas horas iríamos voar e como planejaríamos nosso mês.
Nesta mensagem, esse amigo meu perguntou sobre o que estava publicado para mim no dia 26 de agosto. Senti um pouco de tensão nas palavras. Eu ainda não havia visto a escala. Naquele momento não tinha muita ideia do que estava por vir. Abri a escala e estava publicado no dia 26 de agosto: SAM. Significado: Sobreaviso manhã. Para mim naquele momento significava mais do que apenas um sobreaviso mas sim uma mudança radical na minha vida - a perda do meu emprego.
Devido a whatsapp e redes sociais a notícia do SAM alastrou por toda a empresa. Dezenas e mais dezenas de tripulantes chegaram a uma conclusão: Todos estavam com o mesmo sobreaviso publicado. Todos estavam com o mesmo destino traçado. E vou repetir, eram muitos tripulantes. Então o boato das demissões estava se tornando realidade.
Nos dias seguintes não se falava outra coisa. A demissão em massa era inevitável. A empresa estava em crise e precisava enxugar de todos os lados. Os fóruns e conversas de corredor levantaram um fato triste. A empresa demitiria todos sem dó. E demissão em massa não funciona assim. A lei prevê outros caminhos. Por isso, o sindicato entrou em ação! Medidas legais precisariam ser tomadas para que esse "passa fora" coletivo fosse organizado. A empresa parecia que estava fingindo não ver as indagações e polêmicas com relação ao acontecimento.
Isso tudo foi bem na época dos protestos que aconteceram por todo país. E a inspiração estava lá. O saguão do aeroporto de Congonhas ficou tomado por tripulantes com o sem uniforme, com ou sem máscaras. Estavam todos cobrando e protestando contra a demissão. A imprensa entrou no jogo e o protesto entrou em cadeia nacional. Era notícia principal do Jornal Nacional. E quando a imprensa entra todos sabem que o negócio fica bem diferente.
A TAM se pronunciou finalmente. A demissão ocorreria de fato. Mas seria de forma diferente. Eles abririam primeiro para demissões voluntárias. Em seguida funcionários poderiam pedir por licença não remunerada. E a partir daí as demissões ocorreriam. Foi muito difícil. Muita gente chorava durante os voos. Ficaríamos o mês de agosto inteiro voando numa tensão. Claro que as demissões aconteceriam por tempo de empresa. E as turmas mais novas seriam inteiramente afetadas.
Eu havia entrado na TAM em dezembro de 2010. Era da turma 116. A última turma era a 121. Eu já estava há quase três anos na empresa mas mesmo assim fui contemplado com o tal do SAM dia 26. Esse SAM foi publicado na escala das turmas 115 a 121. Depois não havia mais voos. Todos esses estavam ameaçados.
Foi muito difícil para todos. Eu já estava procurando emprego, assim como muitos. Outros ainda tinham esperança. Outros não gostavam de tocar no assunto. Não queriam encarar o fato.
Na manhã do dia 26 de agosto meu telefone tocou. Não quis atender. Tocou novamente. Eram eles. Me convidavam para uma reunião com a gerência dois dias depois. Minha cabeça estava prestes a rolar. Não tinha mais o que fazer.

(Continua)

7 comentários:

  1. E agora, mais 3 meses para saber a continuação da história????

    ResponderExcluir
  2. Olá Filipe! Mto legal suas postagens..nao sei se vc é uma pessoa que gosta de vínculos..mas vou acreditar q sim! Porque escrever é uma forma de criar vínculo. .rs...assim como uma paixão ou sonho..espero e torço p q vc consiga manter o blog atualizado mesmo na correria e desânimo q venha afeta-lo no percurso. ...mta força e energia! Bjo p vc! Cris

    ResponderExcluir
  3. É a primeira vez que toco nesse assunto de forma tào detalhada. Não é fácil escrever. Minha vida virou de cabe;ca para baixo. Muito para baixo!
    Então por isso demore tanto a escrever.

    ResponderExcluir
  4. Filipe, eu compreendo bem seus sentimentos! É bom botar pra fora, fazer catarse. Quero notícias suas, não me deixe no vácuo!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar, Lúcia!!! Vou te manter atualizada! rs Vc seria a pessoa mais que ideal que gostaria de esbarrar um dia e conversar, pedir conselhos, sabe?
      bjssss

      Excluir
  5. É muito triste ler isso aqui. Como tripulante sei que o maior medo de um aeronauta é perder seu emprego. Não deixe de escrever! Independente de qualquer coisa, seu blog foi inspiração pra mim quando eu estava na espera interminável de não ser chamada pra nenhuma seleção. Espero, que, assim como a Gol, voltem a chamar as turmas demitidas e a contratar novamente. Ou, que você seja admitido em outra cia Aerea ou em um emprego bom que te faça feliz. energias positivas a você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gab, nossa! Vc nao tem ideia de como fez bem ler sua msg! Nunca imaginei que algo que eu escrevi serviria de inspiração para alguém! Me sinto tão bem! rsrsrs
      Não sei ao certo se gostaria de voltar a voar agora.....é uma dúvida que me assombra...Acho que vou escrever sobre isso mais pra frente!!!
      Espero que esteja bemmmm feliz no voo!!!
      bj grande

      Excluir

Free Blog Counter